Clínica é invadida pelas águas em Rio Piracicaba: “Vi tudo flutuando”, diz proprietário

Os gestores não conseguem estimar o valor do prejuízo e a dor que estão sentindo

Clínica é invadida pelas águas em Rio Piracicaba: “Vi tudo flutuando”, diz proprietário
Marcelo e Karla caminham entre as águas. Clínica do casal foi invadida pela enchente. Foto: Arquivo Pessoal

Um dos municípios de Minas Gerais mais atingidos pelas fortes chuvas foi Rio Piracicaba. Após o rio transbordar, a situação se agravou.

Um funcionário da Defesa Civil disse que eles não estavam conseguindo atender a todos os chamados. “O telefone não para de tocar. Há muitas pessoas ilhadas. Desculpe, não estamos dando conta”. A Prefeitura de Rio Piracicaba informou que a Defesa Civil recebeu mais de 100 ligações em menos de 24 horas.

Nas redes sociais há imagens circulando mostrando a difícil situação em que a cidade se encontra. Casas submersas, pessoas ilhadas, diversos desabrigados, estradas interrompidas, quedas de árvores e barrancos.

Uma clínica odontológica foi uma das atingidas pelas chuvas. Os gestores e sócios, Marcelo ( 37) e Karla (32), não conseguiram estimar o tamanho do prejuízo e a dor que estão sentindo.

“Foi um desastre inesperado. Inacreditável! Estivemos lá ontem pela manhã e colocamos algumas coisas nos móveis mais altos. Achávamos que ia subir apenas uns 10 cm, mas a água subiu mais de um metro e meio. À noite, voltei de barco para tentar fechar a porta. Infelizmente não deu porque a chuva poderia quebrar o vidro. Vi nossos equipamentos; insumos; cadeiras e produtos flutuando. É incalculável a perda. É muito triste ver pessoas sendo retiradas de suas casas. Estamos em estado de choque, abalados e preocupados”, relata Marcelo.

Apesar de toda a situação complicada vivida pelos proprietários da clínica, Marcelo diz: “Está tudo perdido mas não somos os mais atingidos. Tem gente que perdeu muito mais. Comparados em relação à população, estamos até mais tranquilos. Muita gente perdeu casa e carro. Em relação à vidas e animais ainda não sei”.

Situação de emergência

Devido aos transtornos sofridos pela cidade, a gestão municipal decretou estado de emergência neste domingo (9). Também pediu atenção redobrada aos motoristas que transitarem na MG-123, na entrada de Rio Piracicaba, pois apenas uma via está liberada.

A Defesa Civil, em nota oficial, disse que os moradores devem evitar sair de suas casas. “O trânsito de pessoas nas ruas sem necessidade está dificultando as operações de resgate por parte da Polícia Civil, da Prefeitura Municipal de Rio Piracicaba, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros”, alertou o órgão.
O total de atingidos ainda não foi divulgado. A vacinação contra a Covid-19, programada para hoje (10) em Rio Piracicaba, foi cancelada.