Chuvas: autoridades de Conceição do Mato Dentro se reúnem
Defesa Civil, Prefeitura e Polícia Militar traçam ações para prevenir a chuva
Este ano, as chuvas do mês de janeiro vieram com ainda mais intensidade e atingem Minas Gerais há vários dias, causando prejuízos em muitos municípios. De acordo com o Clima Tempo, Conceição do Mato Dentro também está em alerta devido ao acumulo de chuva, mas sem ocorrências graves até o momento.
Na manhã desta segunda-feira (10), as forças de segurança do município se reuniram para definir as medidas a serem tomadas em caso de ocorrências por conta da chuva contínua, que pode ganhar intensidade nos próximos dias.
Estiveram presentes na Secretaria Municipal de Turismo: o Comandante do 3° Pelotão da Polícia Militar, Tenente Cleberson; o Comandante da Segurança Pública Municipal, Tenente Nonato; o Coordenador da Defesa Civil de Conceição do Mato Dentro, Júnior Pacheco; a secretária Municipal de Turismo, Rejane Ottoni; e o assessor da Secretaria Municipal de Turismo, Renato Vagner Ferreira (Biscoito).
Além das medidas a serem tomadas em caso de incidentes pela chuva, no encontro também trataram sobre o monitoramento constante em áreas de risco.
Recomendações à população
- Rodovias e estradas: Se estiver dirigindo, procure um local coberto e seguro e aguarde o tempo melhorar.
- Enxurradas: Nunca enfrente enxurradas ou atravesse vias alagadas, pois águas de inundação são pesadas e violentas. Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30 cm de água em movimento são suficientes para arrastar um veículo.
- Cachoeiras e rios: A recomendação é que evite esses lugares nos próximos dias.
- Chuvas com raios: Mantenha distância de objetos altos e isolados ou metálicos, como árvores e guarda-sol. Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a CEMIG ou para a Defesa Civil.
- Trovoadas: Ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos.
- Deslizamentos: Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil. O telefone é: (31) 3868-1390.