Itabira é a sétima cidade mineira em número de suicídios, alerta voluntário do CVV
Rodrigo Hermógenes defendeu mais debates sobre suicídio
Durante a reunião da Câmara Municipal de Itabira nesta semana, o voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), Rodrigo Hermógenes Roberto, usou a tribuna para falar sobre o suicídio no município. A palestra fez parte do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao autoextermínio.
Rodrigo Hermógenes informou que Itabira figura no sétimo lugar no ranking de suicídio em Minas Gerais. Ele disse também que, apesar do tabu que ainda existe, é preciso conversar mais a respeito do tema.
Uma cartilha entregue durante a reunião traz números preocupantes. Segundo um estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram em dar fim à própria vida. Estima-se que 32 pessoas morrem por dia no país vítimas de suicídio. “A primeira medida preventiva é a educação: é preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações”, diz um trecho do informativo.
O voluntário aproveitou também para divulgar o trabalho desenvolvido pelo CVV em Itabira. Atualmente, o atendimento é feito todos os dias, das 18h às 22h, pelo telefone (31) 3831-4111. “Com o apoio da mídia na divulgação do CVV, trabalhamos em busca da prevenção, trazendo apoio emocional às pessoas. Falar sobre o assunto é a melhor solução”, afirmou.
CVV Itabira
Atendimento: 18h às 22h
Telefone: (31) 3831-4111