Risco de deslizamento provoca evacuação de 80 famílias em Ouro Preto
Moradores do bairro Taquaral foram retirados de casa pela Defesa Civil
Nesta sexta-feira (14), cerca de 80 famílias foram evacuadas pela Defesa Civil de Ouro Preto das suas residências no bairro Taquaral, localizado na AMG-1725, saída para Mariana. O motivo é o alto risco de deslizamento de terra na região. Além da Defesa Civil Municipal, se empenharam na retirada o Corpo de Bombeiros, a Assistência Social do município e o setor de fiscalização e postura da Prefeitura de Ouro Preto.
Como tem sido comum em sua história recente, o bairro se encontra sob risco por conta das chuvas que atingiram a cidade nas últimas semanas. Em Ouro Preto, há previsão de chuvas até, pelo menos, o dia 25 de janeiro. No entanto, tanto ontem (13) quanto hoje as águas deram uma trégua, o que inclusive permitiu à Prefeitura trabalhar na liberação de algumas vias.
Antes dos trabalhos de retirada da população local, a Defesa Civil Municipal, em parceria com a equipe de Geotecnia da UFOP, delimitou o perímetro que mais apresentava riscos. Tal estudo serviu como base para a atuação conjunta de hoje. De acordo com Juscelino Gonçalves, secretário municipal de defesa social de Ouro Preto, algumas famílias foram encaminhadas às casas de parentes e amigos, enquanto outras foram levadas a abrigos da cidade.
O líder da pasta também confirmou que há outras regiões sob risco neste momento, mas o Taquaral é quem causa mais apreensão. Ele afirmou que há cerca de 12 anos o bairro enfrenta estes transtornos em períodos de chuvas fortes.