Aos 91 anos, morre a cantora Elza Soares

Segundo assessoria, artista faleceu por causas naturais

Aos 91 anos, morre a cantora Elza Soares
Foto: Redes sociais/Reprodução

Ícone da música brasileira, a cantora Elza Soares faleceu, nesta quinta-feira (20), aos 91 anos, no Rio de Janeiro. Segundo um comunicado publicado pela assessoria da artista, ela morreu de causas naturais, por volta das 15h45 de hoje. Confira, abaixo, outros trechos da nota.

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”.

Sobre a cantora

Elza Soares nasceu em uma família muito humilde, composta por dez irmãos, na favela da Moça Bonita, atualmente Vila Vintém, no bairro de Padre Miguel, e ainda pequena mudou-se para um cortiço no bairro da Água Santa, onde foi criada.

Em sua infância, vivia a brincar na rua, soltar pipa, piões de madeira, até brigar com os meninos. Era uma vida pobre, porém feliz para uma criança, apesar de ter que ajudar a mãe nos serviços domésticos, levando latas d’água na cabeça.

Foi eleita pela Rádio BBC de Londres, em 1999, como a cantora brasileira do milênio. A escolha teve origem no projeto The Millennium Concerts, da rádio inglesa, criado para comemorar a chegada do ano 2000. Além disso, Elza Soares aparece na lista das 100 maiores vozes da música brasileira elaborada pela revista Rolling Stone Brasil.