Conceição do Mato Dentro implantará método premiado pela Unesco na educação
Rudá Guedes Moisés Salerno Ricci dialoga sobre o método com a Secretaria de Educação de Conceição do Mato Dentro
Com a chegada dos Frades Capuchinhos no início do século XX para a fundação do Colégio São Francisco, Conceição do Mato Dentro se transformou em referência de ensino por um longo período. Era o principal centro educacional em regime de internato na região e formou várias gerações de alunos que foram destaque.
Para manter essa tradição, o prefeito José Fernando de Oliveira (PMDB) afirma que foi atrás de métodos que “permitissem dar um salto de qualidade na formação educacional de novos cidadãos”.
O novo modelo a ser implantado é o Programa Comunidades Educadoras, método recém-premiado na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), aplicado com sucesso em diversas cidades.
Desenvolvido pelo Instituto Cultiva, o novo modelo tem por base a relação dentro e fora da escola, criando conselhos territoriais integrados a fim de monitorar cada aluno por meio de um sistema, em que o professor preenche alguns indicadores como o tempo de dedicação ao estudo, o grau de instrução familiar, o convívio com família, entre outros.
Após o diagnóstico, é realizada uma discussão com todos os professores e, a partir daí, é montada uma rede de proteção dependendo de cada peculiaridade da família e de cada aluno, podendo dessa forma até intervir no currículo das escolas.
Segundo o cientista político, doutor em Ciências Sociais e diretor-geral do instituto, Rudá Ricci, os números alcançados já demonstram o potencial da metodologia.
“Em Contagem, com apenas um ano de trabalho, nós diminuímos 90% a evasão escolar e as notas subiram 64%. Outro número que deve ser levado em conta é que as tradicionais aulas de reforço fazem o aluno conquistar um índice de 10% de sucesso, enquanto nos projetos que tem como base a família esse índice sobe para 60%. Também é interessante a influência da mãe no desempenho dos alunos. Pesquisas indicam que ela dedica mais do 30% do seu tempo à família, enquanto o pai não dedica mais que 15%”.
Rudá Ricci está em Conceição e participará de reuniões com a secretária de Educação, Juliana Rajão.
Instituto Cultiva
A instituição é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em Belo Horizonte. O objetivo é promover o desenvolvimento de instituições públicas e privadas por meio de estudos, pesquisas, ensino e execução de cursos e afins, da produção e divulgação de conhecimentos técnicos e científicos nas áreas relacionadas à educação, assistência social, extensão e desenvolvimento rural, promoção cultural, defesa do meio ambiente, à criança e adolescente, e promoção do desenvolvimento sustentável e local em todas as suas dimensões.
Atualização: 05/09/17 às 16:40
Correligionário e amigo do ex-prefeito de Contagem Carlin Moura (PC do B), o vereador conceicionense Sidnei das Três Barras (PC do B) foi um dos responsáveis por trazer este projeto para a Conceição. Também professor, Sidnei se entusiasmou com a proposta e há cerca de um mês apresentou a ideia ao prefeito José Fernando (PMDB) e à secretária de Educação Juliana Rajão. “Fiquei muito realizado em ver que está dando certo, vai ser muito bom para a cidade e o melhor, é um projeto de baixíssimo custo” ressaltou.