Empreendedora denuncia racismo em shopping de Belo Horizonte

Caso aconteceu enquanto a jovem passeava pelo shopping, no último sábado (19)

Empreendedora denuncia racismo em shopping de Belo Horizonte
Júlia Gomes denuncia caso de racismo em shopping de Belo Horizonte. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

A jovem Júlia Gomes, de 18 anos, usou de rede social para denunciar abordagem feita por segurança em shopping na região Centro-Sul de Belo Horizonte, no último sábado (19). Segundo a empreendedora, o segurança a abordou de forma constrangedora e racista em frente a outras pessoas.

Júlia estava passeando pelo Pátio Savassi enquanto esperava o tio sair de uma reunião e, em dado momento, ela se sentou para esperar pelo tio. Ainda enquanto estava sentada, a jovem percebeu e contou que os seguranças ficavam a observando. Depois, Júlia decidiu se levantar e dar voltas pelo shopping. Em certo momento, enquanto passeava pelo local, um segurança a abordou dizendo “hoje ‘ta’ aqui só dando voltinha ‘né’!? O shopping é pequeno”, contou a empreendedora.

A jovem relata que ficou muito desconfortável e sem acreditar no que tinha acontecido. Júlia contou o que havia acontecido para o tio, que procurou a gerente do shopping. A gerente relatou que esses casos não costumam acontecer no local, mas a jovem questionou que tinha acontecido com ela e providências deveriam ser tomadas. Após deixarem o shopping, Júlia contou que ela e o tio registraram o caso em boletim de ocorrência.

“Eu quero que tenha uma providência isso tudo. Para que realmente não aconteça mais. Sempre ouvi falar em racismo e tudo mais, mas quando acontece com a gente, o buraco é mais embaixo”, desabafou a empreendedora.

Júlia reforçou ainda para que outras pessoas não fiquem caladas diante de casos de racismo e que denunciem, tomando as providências necessárias.

Nota do shopping

Em comunicado, a administração do Pátio Savassi informou que está apurando os fatos e que “não compactua, não tolera e repudia quaisquer atitudes discriminatórias”. O shopping informou que, imediatamente ao tomar conhecimento da situação, a equipe de atendimento prestou suporte a Júlia e buscou checar o ocorrido.

Para a equipe de atendimento, o segurança disse que abordou Júlia para oferecer ajuda e, após esse relato, a equipe de atendimento tentou fazer novo contato com a empreendedora que, segundo o shopping, não deu retorno. Ao fim do comunicado, o shopping afirma que “permanece aberto ao diálogo e à disposição das autoridades”.