Saiba como o uso indiscriminado de medicamentos pode afetar a sua saúde

A facilidade de informações médicas na internet é um dos fatores que levam as pessoas a achar que são capazes de fazer seu próprio diagnóstico

Saiba como o uso indiscriminado de medicamentos pode afetar a sua saúde
Foto: arquivo pessoal

Quem nunca tomou remédio por conta própria? Pois é, uma prática muito comum entre as pessoas é a automedicação. O ato de tomar remédios como solução imediata para aliviar sintomas como dores e mal-estar, sem orientação médica, pode trazer consequências mais graves do que se imagina. A facilidade de informações médicas na internet é um dos fatores que levam as pessoas a achar que são capazes de fazer seu próprio diagnóstico. Por isso e outros motivos, o uso indiscriminado de medicamentos é um dos principais problemas da saúde no Brasil.

Riscos

São diversas complicações que o indivíduo pode ter ao se automedicar. Entre eles, estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios, parada respiratória, arritmias, insuficiência hepática aguda, reações alérgicas, dependência e até a morte. Para as mulheres grávidas o risco é maior ainda porque podem perder o bebê ou lhe causar malformação. Produtos naturais também devem ser evitados, além de muitos serem abortivos não possuem eficácia comprovada por testes laboratoriais.

Outra preocupação refere-se à combinação inadequada de remédios. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro. Além de todos os danos causados ao corpo, o uso de forma indiscriminada pode fazer com que os sintomas sejam mascarados. Isso, muitas vezes, faz com que o diagnóstico seja tardio.

Prática inadequada

O mau hábito de acumular remédios em casa, também podem desencadear sérios problemas.

  • Confusão entre medicamentos;
  • Ingestão de substâncias após vencimento;
  • Ineficácia no tratamento causada pelo mau armazenamento do remédio;
  • Ingestão acidental.

Consumo

A comercialização liberada de medicamentos, em drogarias, sem receitas médicas, faz com que as pessoas tenham fácil acesso e esse também é um dos motivos nos quais são utilizados de formas inadequadas.  É importante dizer que todo medicamento apresenta riscos relacionados ao seu consumo. E que essa avaliação tem que ser feita por um profissional habilitado. Por isso, a importância do paciente seguir todas as recomendações feitas pelo médico que lhe assiste. 

Portanto, não tome nenhum medicamento sem o conhecimento de seu médico. A automedicação pode ser perigosa para sua saúde e lhe causar danos irreversíveis.

Serviços relacionados