Dayse Picão completa um ano como vereadora com atuação de fiscalização em Conceição

A criação da Comissão de Políticas Públicas Comparadas e a aprovação do orçamento impositivo estão entre as ações de destaque da Câmara de Conceição do Mato Dentro

Dayse Picão completa um ano como vereadora com atuação de fiscalização em Conceição
Foto: Divulgação/Vereadora Dayse Picão

Em 2021, a vereadora Dayse Picão (MDB) deu início ao seu primeiro mandato como vereadora em Conceição do Mato Dentro. Após um ano no Legislativo conceicionense, a emedebista conversou com o portal DeFato e fez um balanço do seu trabalho nesse início de atuação parlamentar.

De acordo com a vereadora, nesse primeiro ano foram apresentadas ao plenário da Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro indicações, requerimentos e projetos de lei que receberam apoio unanime dos demais vereadores. “Destaco a atuação como fiscalizadora da lei, atributo conferido em uma das suas funções legislativas, que não se perfaz tão somente em criar leis, mas fiscalizá-las — principalmente nas matérias de controle externo e da prestação de contas da administração pública”, observa Dayse Picão.

“Compreendo que a criação de leis e os ajustes necessários para o bom andamento da máquina pública são essenciais para a engrenagem ‘do fazer’ que decorrem das autorizações do poder legislativo no limite da sua competência, obviamente. No entanto, meu trabalho se debruça na fiscalização das dotações orçamentárias, no controle e prestação de contas da administração pública, no combate e prevenção da corrupção que coloquem em risco o interesse da coletividade em detrimento do interesse particular no âmbito do Município de Conceição do Mato Dentro”, explica Dayse Picão.

Além disso, a vereadora contribuiu para a criação da Comissão de Políticas Públicas Comparadas, que é composta por ela e outros cinco: Claudio Alexandre Rodrigues de Oliveira “Claudinho Ziriguidum” (Rede), Gilberto da Silva Queiroz “do Tabuleiro” (MDB), Rômulo Michell do Carmo Fernandes “Boy” (PSB), Sidnei Seabra da Silva “Três Barras” (Rede) e Wander Rosa de Santana “do Laim” (PP).

“Com a formação da Comissão de Políticas Públicas Comparadas, os objetivos se alinharam e um dos projetos de lei mais relevantes foi colocado em pauta e aprovado na Câmara Legislativa Municipal, o orçamento impositivo. Implicando exponencialmente no controle da matéria orçamentária, na prevenção e combate à corrupção”, afirma Dayse Picão.

Dayse Picão completa um ano como vereadora com atuação de fiscalização em Conceição
Dayse Picão, junto com outros cinco vereadores, formam a Comissão de Políticas Públicas Comparadas – Foto: Divulgação/Vereadora Dayse Picão