Dayse Picão completa um ano como vereadora com atuação de fiscalização em Conceição
A criação da Comissão de Políticas Públicas Comparadas e a aprovação do orçamento impositivo estão entre as ações de destaque da Câmara de Conceição do Mato Dentro
Em 2021, a vereadora Dayse Picão (MDB) deu início ao seu primeiro mandato como vereadora em Conceição do Mato Dentro. Após um ano no Legislativo conceicionense, a emedebista conversou com o portal DeFato e fez um balanço do seu trabalho nesse início de atuação parlamentar.
De acordo com a vereadora, nesse primeiro ano foram apresentadas ao plenário da Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro indicações, requerimentos e projetos de lei que receberam apoio unanime dos demais vereadores. “Destaco a atuação como fiscalizadora da lei, atributo conferido em uma das suas funções legislativas, que não se perfaz tão somente em criar leis, mas fiscalizá-las — principalmente nas matérias de controle externo e da prestação de contas da administração pública”, observa Dayse Picão.
“Compreendo que a criação de leis e os ajustes necessários para o bom andamento da máquina pública são essenciais para a engrenagem ‘do fazer’ que decorrem das autorizações do poder legislativo no limite da sua competência, obviamente. No entanto, meu trabalho se debruça na fiscalização das dotações orçamentárias, no controle e prestação de contas da administração pública, no combate e prevenção da corrupção que coloquem em risco o interesse da coletividade em detrimento do interesse particular no âmbito do Município de Conceição do Mato Dentro”, explica Dayse Picão.
Além disso, a vereadora contribuiu para a criação da Comissão de Políticas Públicas Comparadas, que é composta por ela e outros cinco: Claudio Alexandre Rodrigues de Oliveira “Claudinho Ziriguidum” (Rede), Gilberto da Silva Queiroz “do Tabuleiro” (MDB), Rômulo Michell do Carmo Fernandes “Boy” (PSB), Sidnei Seabra da Silva “Três Barras” (Rede) e Wander Rosa de Santana “do Laim” (PP).
“Com a formação da Comissão de Políticas Públicas Comparadas, os objetivos se alinharam e um dos projetos de lei mais relevantes foi colocado em pauta e aprovado na Câmara Legislativa Municipal, o orçamento impositivo. Implicando exponencialmente no controle da matéria orçamentária, na prevenção e combate à corrupção”, afirma Dayse Picão.