Copasa garante que abastecimento de água está normalizado em Santa Maria de Itabira
A empresa, em nota enviada à DeFato, garantiu que está trabalhando para melhorar a prestação de serviço na cidade
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) enviou, na noite de quarta-feira (30), ao portal DeFato, uma nota de esclarecimento sobre o abastecimento de água em Santa Maria de Itabira. De acordo com o informe, o fornecimento foi interrompido em ao menos três dias por situações diferentes — porém, com a situação já está normalizada na cidade. O posicionamento oficial da empresa acontece após duras críticas do prefeito santa-mariense, Reinaldo das Dores Santos (PSD), à prestadora de serviço.
“A companhia esclarece que, no dia 21 de março, ocorreu uma paralisação do abastecimento na cidade, no período de 6h às 18h, para a manutenção emergencial no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. Após a conclusão do serviço, o fornecimento de água foi restabelecido. Entretanto, parte do bairro Vila Marília Costa, que está situado em uma parte alta da cidade, a normalização do abastecimento ocorreu de forma mais lenta que o previsto, em função do consumo mais elevado nas partes baixas”, diz trecho do comunicado.
Além disso, a Copasa esclarece que “nos dias 26 e 27 de março, houve a interrupção do fornecimento de energia elétrica, por parte da concessionária responsável, na unidade de captação de água, prejudicando o abastecimento da cidade. Nesta situação, o abastecimento foi restabelecido na noite do dia 27 de março”.
Ainda de acordo com a empresa, foi disponibilizado “um caminhão-pipa para complementar o abastecimento nas duas situações, até que o fornecimento de água fosse regularizado. No momento, a Companhia realiza estudos no bairro Vila Marília Costa para melhorar a distribuição de água, visando o restabelecimento de forma mais rápida, quando ocorrerem paralisações no sistema de abastecimento de água. Além disso, também está sendo adquirido um novo equipamento para melhorar o sistema de bombeamento da região”.
+ “Qualquer valor acima será vetado pois não temos como pagar” diz Zema sobre reajuste de servidores
Entenda
Na noite de segunda-feira (28), Reinaldo Santos (PSD), divulgou um vídeo em que tece duras críticas à Copasa. De acordo com ele, a empresa não tem conseguido atender as demandas do Município, causando o desabastecimento de água em diversas regiões — com destaque recente para a vila Marília Costa, que está sem abastecimento há sete dias.
O prefeito de Santa Maria de Itabira, ainda, convocou a população santa-mariense a fazer reclamações junto a Copasa. Segundo Reinaldo dos Santos, o registro desses questionamento auxiliarão o Executivo Municipal em um processo para que o contrato com a atual empresa responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico seja revogado e, assim, possa dar início à contratação de uma nova prestadora de serviço.