Autopeças Brasil Novo: uma trajetória de mais de 30 anos

O negócio de família que conquistou os itabiranos

Autopeças Brasil Novo: uma trajetória de mais de 30 anos
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Em 1990, o empresário Jorge Amarinho Barbosa iniciou um empreendimento modesto, chamado Ferro Velho Brasil Novo. O espaço se restringia a um cômodo. Hoje, com uma trajetória de mais de 30 anos, a empresa se expandiu, modernizou, ganhou novos funcionários e se tornou a marca mais lembrada pelos itabiranos no segmento de Centro Automotivo.

A Autopeças Brasil Novo, localizada na Avenida Osório Sampaio, é um negócio conduzido em família. Jorge tem como sócia e responsável pelo setor administrativo sua esposa Maria da Penha Silva Barbosa, a Penha. Além disso, conta com o filho, Jorge Henrique, para comandar a área operacional. 

Atualmente, a Brasil Novo trabalha com veículos de leve e médio porte e conta com uma estrutura ampla, moderna e confortável, pensada para os clientes. Recentemente, a empresa ativou um espaço de apoio para as manutenções dos veículos, investindo assim na ampliação da estrutura principal e oferendo mais agilidade ao finalizar os serviços. 

Hoje, a autopeças emprega mais de 40 colaboradores atuando nas áreas de mecânica, vendas e administrativo. E, para se manter relevante e confiável no setor, a empresa se apoia em dois pilares importantes: a adaptação às tendências do mercado e as parcerias, como explica Penha.

“Em um mercado cada vez mais exigente, o centro automotivo precisou se adequar à demanda e atender aos mais diversos tipos de veículos. Do popular ao carro importado, na autopeças ou no centro automotivo. Nossa marca tornou-se forte em toda a região e começamos a atender clientes de todos os lugares. Tornamo-nos uma empresa sólida, que está sempre preparada para as inovações do mercado, firmando parcerias com marcas reconhecidas, tais como Bosch, Cofap, Nakata, entre outras”, conta Penha.

Outro ponto positivo destacado pela empresária é a variedade de serviços oferecidos pelo centro automotivo, cujo atendimento envolve pessoas físicas e jurídicas. “Temos tudo o que um veículo precisa na oficina: manutenção de ignição e injeção eletrônica; alinhamento de direção; balanceamento de rodas; troca de fluído do câmbio automático (sendo a única empresa da região com equipamento próprio para a troca); reparos no sistema de freios; entre outros serviços. Além disso, o cliente também pode realizar um diagnóstico completo, que leva poucos minutos, assim como um check-up previamente agendado. Também trabalhamos com atendimento a seguradoras, inclusive realizando troca de vidros para todos os tipos de veículos. No setor de autopeças temos baterias, amortecedores, pneus, palhetas e mais uma vasta gama de produtos das melhores e mais inovadoras marcas para a comodidade do cliente que encontra tudo em um só lugar”, destaca a empresária.

Desde 2003, a marca passou a fazer parte da rede Bosch Car Service, uma rede global de oficinas mecânicas que trabalham em parceria com a maior fabricante de autopeças do mundo, totalmente equipada com sistemas inovadores, que resolvem eventuais problemas automotivos de maneira rápida e precisa. Além de oferecer equipamentos de última geração, a Bosch investe de maneira pesada na capacitação dos colaboradores, permitindo a eles lidar com a tecnologia automotiva de última geração em veículos de todas as marcas.

O corpo de funcionários da empresa é constantemente treinado e qualificado para realizar serviços complexos. Os vendedores e atendentes passam por constantes reciclagens e treinamentos de atendimento ao público, além de contarem com ferramentas importantes, de qualidade e de ponta, favorecendo um relacionamento mais próximo junto aos clientes.

Uma das formas de se manter próximo ao consumidor tem sido as vendas através do site, onde é possível agilizar a compra, retirar no local e agendar o serviço de forma prévia. O pós-venda, realizado por meio de WhatsApp, telefone e e-mail, está sempre em busca de inovação e, já para esse início de ano, conta com novidades.

Outra maneira de se manter próximo ao público tem sido as redes sociais. Com perfis no Instagram e no Facebook, a empresa trabalha o marketing de conteúdo com dicas sobre cuidados com o carro, direção defensiva, mecânica, revisões corretivas e preventivas e as atualizações do mundo automotivo. Com o intuito de orientar as pessoas
em relação aos cuidados com o veículo, despertar nelas o interesse em manter o carro em segurança e buscar os serviços da Car Service ao perceber que seu carro apresenta algo descrito.

Para o futuro, a meta da Brasil Novo continuará sendo a mesma: ser referência no setor automotivo. E, segundo Penha, para cumprir tal feito, a empresa pretende investir na preparação da equipe para os novos desafios:

“Acreditamos que nossa equipe engajada e treinada trará o crescimento para empresa, expandindo nossa marca a outras regiões e tornando-a cada vez mais forte. Para isso acontecer, contamos com eles e com suas buscas por conhecimento para se tornarem novas lideranças, aptas a assumir os negócios nos próximos anos, dando  continuidade a um legado de mais de 30 anos de sucesso”, finaliza.