Inscrições para cursos técnicos gratuitos pelo Trilhas de Futuro começam nesta quinta-feira

O Governo de Minas fornece ajuda de custo para transporte e alimentação dos alunos do programa, além da formação profissional gratuita.

Inscrições para cursos técnicos gratuitos pelo Trilhas de Futuro começam nesta quinta-feira
Foto: Pixabay
O conteúdo continua após o anúncio


O programa do Governo de Minas Gerais, Trilhas de Futuro, oferece formação profissional gratuita a jovens, que vêem a possibilidade da concretização de um sonho. A notícia é que os interessados em buscar uma vaga em um curso  profissionalizante e participar do programa devem ficar atentos: as inscrições para a segunda edição do Trilhas de Futuro começam nesta próxima quinta-feira (07) e estarão abertas até segunda-feira (25).

O programa é uma iniciativa do Governo de Minas que, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece cursos técnicos gratuitos a estudantes do Ensino Médio e jovens que já concluíram essa etapa de ensino, em instituições públicas e privadas de várias regiões mineiras.

Para a escolha das escolas e cursos disponíveis, o interessado deve acessar o catálogo com as opções a partir desta quinta-feira (06). A previsão de início das aulas é em 25 de julho. Os links para a inscrição poderão ser acessados neste site.

Os estudantes matriculados e frequentes nos cursos recebem uma ajuda de custo do governo de R$ 18 ao dia. Mais informações sobre o processo seletivo estão no edital.

116 cursos em 97 cidades

Na edição deste ano, o Trilhas de Futuro oferecerá 40 mil novas vagas que serão destinadas prioritariamente aos alunos da rede pública estadual, seguida das demais redes públicas e da rede privada. 

Os cursos e localidades com maior perspectiva de emprego para os jovens serão disponibilizados de maneira mais abundante. Considerando histórico de empregos de cada área na região e fatores demográficos de cada um dos municípios mineiros.

A primeira edição do Trilhas de Futuro, lançada no ano passado, ofertou 75 mil vagas em 110 municípios mineiros, com mais de 50 opções de cursos técnicos em um investimento governamental de R$ 1 bilhão. As primeiras turmas iniciaram as atividades em 25/10/2021.