Mutirão de castração de animais segue em Itabira

Está prevista a esterilização de 420 animais. Até a manhã de quarta-feira, o procedimento foi realizado em mais de 170 cães e gatos

Mutirão de castração de animais segue em Itabira
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


O Parque de Exposições Virgílio José Gazire recebe até a próxima sexta-feira (3) o mutirão de castração de animais, realizado pela Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Secretaria de Saúde. A ação teve início no dia 24 de maio e tem como objetivo promover o bem-estar de cães e gatos da cidade, além de garantir o controle populacional de animais domésticos.

Nesta etapa, está prevista a esterilização de 420 animais, previamente inscritos durante o mês de abril. Até a manhã de quarta-feira (1), o procedimento foi realizado em mais de 170 cães e gatos. A técnica mais tradicional de castração dura cerca de 30 minutos e envolve a retirada das gônadas dos animais a fim de interromper a produção de hormônios sexuais. Nos machos, tanto em cães quanto em gatos, a operação é menos invasiva.

De acordo com a auditora fiscal da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e uma das coordenadoras do mutirão nesta etapa, Marli Aparecida Reis Procópio, os animais só saem do bloco cirúrgico depois do efeito da anestesia.

“O controle populacional desses animais é fundamental. O que a gente observa é que as pessoas têm soltado esses animais na rua, após desistirem de cuidar deles. Ou seja, não fazem uma doação ou adoção responsável e os soltam. Então, esses animais vão se procriando indiscriminadamente. Não tem como termos um controle populacional dessa forma. A melhor medida é a castração”, explicou Marli Procópio.

O casal Rubem Pereira dos Santos e Ruth Gomes levaram dois de seus pets para a castração na quarta-feira. Eles explicaram que, por mais que a residência em que moram tenham telas para impedir a fuga dos gatos, acreditam que o procedimento é uma atitude responsável para evitar diversos problemas aos bichos.

“A nossa preocupação é que eles não procriem. Vão continuar com as vidas saudáveis, como já têm, e evitar doenças ou até mesmo passar para outros animais”, disse Rubem dos Santos.

Donos de quatro cães e três gatos, o casal é adepto da castração: apenas os bichanos Zeus e Tom ainda não haviam passado pela técnica. “Não deixamos que nossos animais tenham acesso à rua pela segurança deles, pela questão da procriação e para evitar doenças. Acho essa ação [castração] bem importante para evitar todos esses tipos de problemas. Como as ONGs, por exemplo, que estão sempre recolhendo animais da rua atropelados, doentes, que as pessoas pegam e soltam. Se tivessem a preocupação de castrar, não teria toda essa demanda para as ONGs e para o Município” acredita Ruth Gomes.

Mutirão de castração de animais segue em Itabira
Rubem Pereira dos Santos e Ruth Gomes levaram dois de seus pets para a castração – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira

Em tempo

O mutirão de castração é realizado pela Secretaria de Saúde, pela Diretoria de Zoonoses, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi), órgão responsável pela licitação e contratação do Castramóvel da ONG Pets Sem Fronteiras.

Os animais castrados foram selecionados pela Zoonoses, que faz contato com os tutores para orientação do pré e pós-operatório. As determinações valem para tutores de animais domiciliados e em situação de rua.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a cirurgia de castração é de responsabilidade da Pets Sem Fronteiras, que atenderá qualquer possível intercorrência. A entidade poderá ser contatada pelo telefone (31) 9 8460-0005 e dará as devidas orientações e encaminhamentos, caso necessário, para a clínica de referência indicada por ela.

Mutirão de castração de animais segue em Itabira
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira

Saiba mais

O mutirão teve início em agosto de 2021, quando foram realizados 273 procedimentos cirúrgicos. Na segunda etapa, em fevereiro deste ano, mais de 218 cães e gatos foram atendidos.

A previsão da Secretaria de Saúde é de que novas inscrições para o procedimento gratuito ocorram a partir do mês de outubro.

Mutirão de castração de animais segue em Itabira
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira

* Com informações da Prefeitura de Itabira.