
desenvolvimento
A próxima etapa do mutirão irá castrar e chipar animais previamente inscritos, com idade entre 4 meses e 8 anos
A Secretaria Municipal de Saúde promove mais uma etapa de mutirão de castração de animais na cidade. A ação acontecerá de 24 a 26 de maio e de 30 de maio a 3 de junho, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire. Nesta etapa, a previsão é esterilizar cerca de 420 animais, inscritos previamente no mês de abril.
O mutirão é realizado pela Diretoria de Controle de Zoonoses, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi), órgão responsável pela licitação e contratação do Castramóvel da ONG Pets Sem Fronteiras.
Os animais cadastrados foram selecionados pela Zoonoses, que já faz contato com os tutores para orientação do pré e pós-operatório. As determinações valem para tutores de animais domiciliados e em situação de rua.
A Secretaria de Saúde informa que a cirurgia de castração é responsabilidade da empresa Pet Sem Fronteiras, que atenderá todas as intercorrências. A empresa poderá ser contatada pelo telefone (31) 9 8460-0005 e dará as devidas orientações e encaminhamentos, se necessário, para a clínica de referência indicada por ela.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Itabira, a Secretaria de Saúde, por meio da diretoria de Zoonoses, vem seguindo a legislação que preconiza o controle populacional de cães e gatos em situação de rua, realizando a castração e microchipagem, associado à conscientização da população para adoção e guarda responsável.
O mutirão de castração teve início em agosto de 2021, onde foram realizados 273 procedimentos cirúrgicos. Na segunda etapa, que aconteceu em fevereiro deste ano, mais 218 cães e gatos foram atendidos.
Ainda em abril, a Secretaria de Saúde realizou em parceria com entidades do município o “Dia de Cão”, com diversas atividades voltadas para a saúde e bem-estar do animal, incluindo a feira de adoção.