Senac abre matrículas para cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo e tecnologia

São 460 vagas oferecidas pelos projetos Empreenda Jovem e Minas Programando, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social

Senac abre matrículas para cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo e tecnologia
Foto: Pixabay

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos no Senac de empreendedorismo e tecnologia nas cidades de Belo Horizonte (Venda Nova), Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Ipatinga, São João del-Rei, Sete Lagoas e Uberlândia. São oferecidas 460 vagas, distribuídas em sete cursos. 

 

As inscrições poderão ser feitas até 13 de junho, primeiro dia de aula, ou até se esgotarem as vagas. Com exceção para o curso de Administrador de Redes em Sete Lagoas, que tem início dia 27 de junho. As atividades são oferecidas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese).  

Os interessados podem conferir no link os cursos oferecidos, a modalidade de ensino (presencial ou remoto), as vagas disponíveis na unidade do Senac mais próxima e realizar sua inscrição. 

Cursos 

Por meio do Projeto Empreenda Jovem são ofertados os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Logística e Trilhas E-Commerce. Para se candidatar, é necessário ser maior de 18 anos e ter ensino médio completo. 

Já pelo projeto Minas Programando, são oferecidos os cursos de Administrador de Redes, Programador de Sistemas, Programador Web e Operador de Computador. Podem se candidatar maiores de 16 anos que tenham ensino médio incompleto como escolaridade mínima.  

Conforme destaca Sheila Pereira Gonçalves, Coordenadora de Relacionamento do Senac, “a parceria com o Governo de Minas, possibilita a oferta de cursos dos projetos Empreenda Jovem e Minas Programando. Os estudantes participantes dos projetos terão acesso à nossa expertise e Método Pedagógico diferenciados, com foco na inovação e na prática, alinhadas às necessidades do mercado. E contarão ainda com docentes experientes, além de uma infraestrutura de ponta, com salas de aula e laboratórios bem equipados”. 

Projeto Empreenda Jovem  

Por meio de cursos de qualificação com foco no mercado de trabalho, a iniciativa busca atender prioritariamente jovens de 18 a 29 anos com o intuito de reduzir as vulnerabilidades e o risco social, ampliando as oportunidades de inclusão produtiva e geração de renda, preparando esse público para o desenvolvimento de novos negócios. 

Minas Programando 

O foco do Minas Programando é atender a demanda do segmento de Tecnologia da Informação por meio da qualificação profissional dos mineiros e do fomento de uma maior participação de mulheres na área. O objetivo é promover a inclusão digital e produtiva de públicos vulneráveis atendidos pela Sedese. A oferta de cursos do Senac contempla o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais orientadas para o desenvolvimento do indivíduo, além de mentoria e seminários. 

*Com informações do Senac Minas