Desfile de Ronaldo Silvestre leva Itabira e artistas locais ao São Paulo Fashion Week
Em participação com desfile digital no maior evento de moda da América Latina, estilista traz Itabira e artistas locais como destaque em seu trabalho
Neste sábado (04), às 15h, aconteceu o desfile da nova coleção do estilista Ronaldo Silvestre no São Paulo Fashion Week (SPFW) nº53. Com o nome “A Moda em Mim”, a coleção trouxe looks de diversas cores e estilos trajados por modelos majoritariamente itabiranos, e levou a cultura da cidade ao maior evento de moda da América Latina.
A coleção foi realizada, segundo Ronaldo, com um propósito totalmente sustentável e colaborativo:
“Ressignificando retalhos de diversas texturas e origens, viés, bordados que pulsam e todas as sobras das gáspeas com pequenos defeitos que foram feitas pelas mulheres assistidas pelo Instituto ITI para as papetes em parceria com a Rider. Trabalhando o denim com cânhamo eu dou forma a minha nova coleção para o SPFW 53. A moda que eu acredito transforma vidas, realiza sonhos e luta pela igualdade.”
Buscando enaltecer e incentivar outros jovens talentos municipais, Ronaldo convidou modelos e artistas itabiranos para compor o casting de sua passarela. Além disso, os intérpretes e DJ responsáveis pela trilha sonora do desfile também são itabiranos.
Os modelos/artistas itabiranos que participaram foram Alice Sanffer; Ana Luiza; Anna Morais; Ariella Torres; Camila Borges; Danubia Maia; Denise Ferreira; Glauber Andrelino; Raiene Silva; Thiago Skp; Vini Brown e Yago Rios, que também foram responsáveis pela trilha sonora.
Em entrevista ao portal DeFato Online, Yago Rios destacou a importância de participar de um desfile tão relevante com um designer Itabirano:
“A possibilidade de desenvolver qualquer tipo de trabalho com pessoas que são referência e te inspiram de perto é sempre incrível, ainda mais em um evento dessa magnitude que é o SPFW. A origem itabirana e as vivências geradas aqui, somadas à sensibilidade para se reconhecer elementos tão fundamentais a serem pautados, como a sustentabilidade e o uso consciente dos recursos, é o que fazem hoje do Ronaldo referência não somente local, mas também em todo o mundo da moda, e fazer parte disto é inspirador e gratificante.”
Ele também pontuou sobre o processo de composição e trabalho na trilha sonora:
“Eu recebi de um grande amigo, o músico Itabirano Vinícius Barcelos um vídeo cantarolando o refrão “eu vou te levar no pico do amor, eu vou te mostrar a mata do intelecto e o meu interior”, achei genial demais e nessa mesma manhã escrevi a poesia e a parte cantada que compõe essa música. Me senti muito feliz quando o Ronaldo me contactou informando o interesse em usar a música Pico do Amor como trilha, já que vejo nesta grande representatividade quanto à cidade de Itabira e ao amor em si. Junto ao DJ Vini Brown gravamos as linhas de forma mais recitada, e o resultado ficou incrível, sinto que é uma oportunidade de expandir e disseminar uma poesia criada aqui, mas como diria Drummond, carrega um “sentimento do mundo”!”
As peças da coleção foram inspiradas em Manipulação têxtil, trançados, tramados, rebordados com viés. Já os tecidos têm cores naturais, palha, camelo, gamas de azul e preto e são retexturas, re-tecidos, reciclados, resíduos têxteis, malha de seda, com formas atemporais, amplas e orgânicas.
Outro artista itabirano que participou do desfile e frisou a importância de incentivo às diferentes formas de expressão da arte e cultura foi o rapper Thiago SKP:
“Juntar os artistas aqui da cidade, além de um incentivo, é a gente estar levando um pouco daqui para o mundo e Ronaldo trás um pouco da experiência dele também, que ele teve de tudo, para a gente daqui, então é uma troca muito legal… levar um pouco de Itabira para o mundo e trazer um pouco do mundo para Itabira. E isso é muito interessante, e esse tipo de conexão é demais. (…)
Eu sou rapper, e ele ter me convidado para desfilar justamente por eu representar essa arte é muito interessante. Levar o universo do hip-hop, a representatividade que a gente tem nessa caminhada para um universo totalmente diferente. É aquela parada de não ser muro, ser ponte… isso é uma forma de a gente ser ponte, tanto o meu universo com o deles quanto o deles com o meu.”
Com um caráter extremamente emocional, o desfile de Ronaldo Silvestre foi uma expressão forte da beleza itabirana – tanto na arte, paisagens, pessoas, caráter e muito mais. Para assistir, confira o vídeo abaixo:
Ronaldo Silvestre acredita muito na indústria da moda como uma ferramenta de transformação social e mudança de comportamento e vivência para as pessoas. Ele frisa:
“A construção da coleção vem muito assim: ‘o que é o Ronaldo além da moda?’, ou o que a moda representa para mim. E o que eu posso fazer, para fazer com que essa indústria converse com questões sociais que geram renda, geram emprego, que mostram o bordado local, que mostram o fazer local.”
Esta foi a terceira edição do São Paulo Fashion Week em que Ronaldo contribuiu com sua participação.
Ficha Técnica do desfile:
Estilo: Ronaldo Silvestre
Styling: Ronaldo Silvestre
Direção Desfile: Rodrigo Bernardi
Direção Audiovisual: Esdras Vinicius / Fábio Barbosa / Pedro Lapi / Reld Benfica
Fotografia: André Solano / Gabriel Mesquita / Yan Senna
Trilha Sonora: Dj Vini Brown e Yago Rios
Poesia: Yago Rios e Vinícius Barcelos
Beleza: Bernardo Bello
Calçados: Rider+Instituto Iti, Acervo
Bordados: Instituto Iti
Apoiadores:
– Rider
– Fundação Cultural Carlos Drummond De Andrade
– Prefeitura Municipal De Itabira