Alemanha: carro atropela multidão em Berlim e deixa um morto e cerca de 30 feridos
Informações apontam que o motorista foi detido por pedestres antes de ser preso por um policial que estava próximo ao local
Um veículo atropelou uma multidão no oeste de Berlim, na Alemanha, matando uma pessoa e ferindo pelo menos outras 30 na manhã desta quarta-feira (8), disse um porta-voz do corpo de bombeiros da capital alemã. O motorista atropelou pessoas em uma esquina por volta das 10h30 locais, antes de colocar o carro de volta na estrada e depois bater na vitrine de uma loja, um quarteirão mais adiante, disse o representante da polícia Thilo Cablitz.
De acordo com o porta-voz do corpo de bombeiros, Adrian Wentzel, dezenas de pessoas sofreram apenas ferimentos leves, mas três pessoas teriam ficado gravemente feridas e outras cinco estariam em um estado ainda mais grave.
O motorista aparentemente foi detido por pedestres antes de ser preso rapidamente por um policial que estava perto do local, disse Cablitz. Mais tarde, a polícia informou no Twitter que o motorista era um armênio-alemão de 29 anos que mora em Berlim. A polícia investiga se o incidente foi um ataque deliberado ou um acidente, possivelmente com alguma causa médica, disse um porta-voz da polícia, acrescentando que o motorista também recebeu tratamento após a batida.
“É muito cedo para especular sobre o que está por trás (do incidente)”, disse um porta-voz do Ministério do Interior em uma coletiva de imprensa regular do governo federal em Berlim.
O atropelamento foi próximo à Igreja Memorial Imperador Guilherme, onde uma multidão estava reunida. O local fica perto do mercado de rua Kurfuerstendamm, onde em 2016 o tunisiano Anis Amri sequestrou um caminhão, matou o motorista e invadiu com o veículo um mercado de Natal lotado, matando 11 pessoas e ferindo dezenas de outras.
Vítimas
O jornal alemão Bild identificou que um professor, que estava na rua com um grupo de alunos, veio a óbito. Nenhum nome foi revelado até o momento.
Um grande número de veículos de resgate e socorristas foi até o local — a polícia confirmou que, em determinado momento da manhã, cerca de 130 pessoas dos serviços de emergência atenderam ao incidente. A prefeita de Berlim, Franziska Giffey, disse estar “profundamente chocada com este incidente”.
O ator escocês-americano John Barrowman, famoso por sua participação na série Doctor Who, postou um vídeo no Twitter afirmando ter testemunhado o acidente, descrevendo uma grande presença de serviços de emergência no local, um corpo estendido no meio da rua e muitas pessoas com ferimentos pelo local.
Barrowman também fez uma breve descrição do acidente. “O carro desceu pela calçada (…). Então ele voltou para a rua, atingiu alguém, continuou pela rua e voltou pela calçada, acertando muitas pessoas”, disse.