HNSD realiza primeira cirurgia oncológica pelo SUS
Instituição se torna referência em tratamento oncológico na região

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) foi credenciado pelo Governo Federal para realizar atendimentos em oncologia em dezembro de 2016 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Depois de um período de adequação do serviço, o hospital realizou neste mês de março, a primeira cirurgia oncológica em suas dependências.
A primeira paciente do novo serviço do HNSD foi uma mulher de 64 anos, natural e residente em Itabira. Ela foi submetida a uma Ileocolectomia – uma intervenção para a retirada de parte do intestino em 3 de março. O médico responsável pelo procedimento foi o cirurgião Manoel Uberi. “Ótima evolução. A paciente já recebeu alta e foi liberada para a casa dela, onde segue continuidade do tratamento em caráter ambulatorial”, explicou.
O início dos atendimentos oncológicos via SUS é um marco para o sistema de saúde de Itabira. Pacientes que precisavam recorrer a outras cidades para realizarem seus tratamentos, agora podem encontrar o serviço próximo de suas casas. Além disso, o HNSD se consolida como referência regional em saúde.
“Essa cirurgia representa um marco com o efetivo credenciamento e o reconhecimento público do HNSD como referência regional em oncologia. Isso envolve uma série de esforços e de recursos aplicados que resultarão indubitavelmente numa substancial melhora assistencial ao paciente SUS oncológico em Itabira e região, sob todos os aspectos do tratamento”, destacou Manoel Uberi.

História
O HNSD reivindica o atendimento oncológico há alguns anos. Em 2016, as negociações ocorreram de maneira decisiva para que o Governo Federal autorizasse o serviço e destinasse os recursos necessários para o custeio.
Em setembro passado, o provedor do HNSD, Vaquimar José Vaz, e representantes da mesa administrativa e do corpo clínico da instituição se reuniram em Brasília com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para discutir o credenciamento do setor de oncologia do hospital para pacientes SUS e pedir celeridade no processo.
Na ocasião, a comitiva itabirana recebeu a garantia de que o serviço de média e alta complexidade seria autorizado no município. O credenciamento foi anunciado nos últimos dias de dezembro, o que permitiu o início dos atendimentos nos primeiros meses de 2017.





