Uso de máscara em ambientes fechados voltará a ser obrigatório em Itabira
Medida foi anunciada pela Prefeitura nesta quarta-feira (15)
A partir desta quinta-feira (16), um novo decreto reestabelecerá o uso obrigatório de máscara nos ambientes fechados de Itabira. Segundo a Prefeitura Municipal, o “passo atrás” se deve ao recente aumento de casos da Covid-19 na cidade e a maior procura dos itabiranos pelas unidades de saúde. Há, inclusive, oito pacientes internados em enfermaria e outros cinco em unidades de terapia intensiva (UTI) por conta do coronavírus. O indicador atual na cidade está acima de 1,00, o que é preconizado como pandemia em aceleração.
A princípio, o decreto durará 15 dias, período no qual a Prefeitura observará o impacto da medida. O uso de máscaras em locais fechados havia deixado de ser obrigatório em Itabira no dia 1º de maio. À época, a justificativa era de que o o cenário epidemiológico da cidade era “favorável”. No entanto, as máscaras seguiram sendo obrigatórias em alguns espaços, como ambientes hospitalares e unidades de saúde, além do transporte coletivo e escolar.
Quanto aos locais abertos, a utilização do item segue facultativa. Em vídeo publicado no Instagram da Prefeitura, Marco Antônio Lage (PSB) definiu o panorama atual da Covid-19 em Itabira como “preocupante, mas não alarmante”. Assista ao pronunciamento do prefeito itabirano e da secretária municipal de Saúde, Clarissa Lages.
Ver essa foto no Instagram