Fato ou fake: saiba mais sobre a corrida de rua

O que você precisa saber para começar a praticar essa modalidade sem medo

Fato ou fake: saiba mais sobre a corrida de rua
Foto: Banco de imagens
O conteúdo continua após o anúncio


Correr é um dos esportes prediletos de muitas pessoas, mas ainda existem muitos mitos sobre a corrida de rua que fazem com que o esporte deixe de ser praticado. Uma coisa é fato: correr é um ótimo exercício tanto para o corpo quanto para a alma, por isso, vale a pena investir nesse exercício.

Listamos aqui cinco informações sobre o esporte para te ajudar a descobrir os benefícios desse esporte. Confira!

1 – Para começar é preciso estar preparado

Fake! Já ouviu aquele velho ditado que “para se ter experiência é preciso ter experiência”? Na corrida de rua, ele é totalmente aplicável! Isso porque você nunca estará preparado para correr, se não começar. Mas, atenção! Não é simplesmente colocar um tênis e sair correndo por aí. Para iniciar a prática, você precisa procurar um profissional qualificado para te ajudar nesse início.

2 – Prejudica a coluna e joelho

Este é um dos mitos sobre a corrida em que muitos acreditam, porém, não é verdade. O fato é que correr não vai fazer com que os joelhos e a coluna sejam prejudicados, mas é claro que se você correr de forma inadequada, isso poderá trazer alguns prejuízos a esses membros. Além disso, algumas pessoas têm pré-disposição a desenvolverem patologias nessas áreas e elas podem aparecer durante a prática do exercício. Contudo, cuidados médicos e tratamento correto podem ajudar o praticante com isso.

3 – Faz cair peito e bunda

Temos aqui uma meia verdade. Por serem regiões com mais gordura, elas tendem a um deslocamento maior durante a corrida. Porém, isso é facilmente resolvido, já que hoje em dia existem roupas específicas que ajudam a ajustar essas partes do corpo, favorecendo até mesmo o movimento da corrida.

4 – Correr com um agasalho ajuda a emagrecer

Outro mito recorrente. Na verdade, isso pode até ser perigoso. O agasalho só vai fazer com que você sue mais, eliminando assim, água do corpo. Fato é que correr com peças de roupa pesadas pode fazer com que você fique desidratado. O ideal, portanto, é praticar sua corrida com itens mais leves.

5 – Correr em jejum pode ajudar a emagrecer

Há aqui outra meia verdade. Correr em jejum pode sim ajudar no processo de emagrecimento, no entanto essa não é uma prática que deve ser realizada de maneira contínua e sem o devido acompanhamento de nutricionista e preparador físico. Geralmente, pessoas que correm em jejum são acompanhadas por um profissional que auxiliam no processo de perda de gordura e ganho de massa magra. Por isso, o recomendado é se alimentar de maneira saudável antes de qualquer prática esportiva.

DMX Run

Agora que você já sabe algumas coisas importantes sobre a corrida de rua, é só começar! E se quiser conhecer um pouco mais sobre o esporte, Itabira receberá mais um grande evento de corrida de rua que acontecerá no dia 23 de outubro.

A DMX Run acontece das 7h às 17 horas, com atrações para os participantes, familiares e demais interessados que poderão curtir apresentações musicais, desfrutar de delícias nas barraquinhas de comidas típicas e acompanhar a atividade esportiva.

O trajeto de 6,5 km percorrerá diversas ruas e paisagens de Itabira, proporcionando lazer aos participantes, desafiando suas habilidades e condicionamento físico. A proposta é que a prova tenha duração máxima de 2h. Clique aqui para se inscrever!

Apoio

A DMX Run – Volta da Mata do Intelecto é um evento apoiado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Transita, Itaurb e Samu.