Conceição do Mato Dentro recebe neste final de semana o Festival Dona Lucinha
Festival já passou pelo Serro e reforça a cultura gastronômica, o potencial turístico da região e homenageia o legado da cozinheira
Nos dias 15 e 16 de outubro, o projeto Fartura – Gastronomia do Brasil realiza a primeira edição do Festival Dona Lucinha em Conceição Do Mato Dentro. Durante o evento, o conceicionense poderá experimentar pratos de diferentes chefs, divididos em espaços temáticos. Além disso, haverá cursos e venda de produtos, assim como shows e intervenções cênicas.
No Festival Dona Lucinha, as atrações são divididas nos seguintes espaços: estandes de Restaurantes de chefs servindo seus pratos ao longo do dia; receitas serão feitas na hora no Cozinha Ao Vivo; enquanto no Brasa e Lenha, cortes diversos são preparados direto no fogo; na Mercearia Fartura, produtores de origem terão seus produtos à venda; no Espaço Conhecimento, especialistas levam conhecimento prático e teórico ao público. E o Fartura de Amor é a ação de afeto realizada em todas as edições do projeto. Ao longo do dia, shows de música e intervenções cênicas animam o evento.
Entre os participantes, estão: Cristiano Seabra, Rodolfo Mayer (AngaBar, Tiradentes – MG), Marcelo Haddad (Paladino, Belo Horizonte – MG), Marcinha e Elzinha Nunes (Dona Lucinha, Serro – MG), Carol Fadel (Matula, Belo Horizonte – MG), Beethoven Picuí (Recanto do Picuí, Campina Grande – PB), Joanna Martins (Manioca, Belém – PA), Priscila Ávila (Queen of Peppers, Brasília – DF), Letícia Massula (Cozinha de Matilde, São Paulo – SP) e Bruna Martins (Birosca S2 e Florestal), madrinha da edição.
Na Mercearia Fartura, será possível comprar os produtos de origem, entre eles uma seleção de queijos, de produtores selecionados pelo Programa Crescer, da Anglo American: Dona Iaiá, Retiro Jardim, Capitão, Recanto das Cachoeiras, Geovani Tomazinho e Nicinha. Outros produtos estarão disponíveis, como quitandas, da Tapera Real; produtos diversos do Pará, do manioca; pimentas, da Queens of Pepper, de Brasília.
Em Conceição do Mato Dentro, o Fartura já realizou dois festivais, em 2018 e 2020. Esta é a primeira edição em homenagem à Dona Lucinha. A cozinheira é fundadora da rede de restaurantes que leva o seu nome. Considerada uma das maiores representantes da cozinha raiz de Minas Gerais, seu trabalho incansável em levar essa gastronomia para o mundo lhe rendeu inúmeros prêmios, inclusive foi tema de samba-enredo no Carnaval do Rio de Janeiro.
O Festival Dona Lucinha é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Fartura Gastronomia, executado por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Serro, Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, Anglo American, Cemig e Claro. A parceria cultural do Sesc em Minas e a realização é da Arte Projeto, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.
Edição Serro
No início do mês, o Festival Dona Lucinha passou pela cidade do Serro. Entre os dias 8 e 9 de outubro, 0 eventoprestou à Dona Lucinha, que nasceu no município e é fundadora da rede de restaurantes que leva o seu nome. Considerada uma das maiores representantes da cozinha raiz de Minas Gerais, seu trabalho incansável em levar essa gastronomia para o mundo lhe rendeu inúmeros prêmios, inclusive foi tema de samba-enredo no Carnaval do Rio de Janeiro.
SERVIÇO
Fartura Gastronomia apresenta “Festival Dona Lucinha” – Conceição do Mato Dentro
Data e horário: sábado (15), das 13h às 23h; e domingo (16), das 10h às 20h
Local: Largo do Rosário
Outras informações: