Sistema elétrico receberá atenção especial nas Eleições 2016
Cemig adota medidas de precaução para que problemas elétricos não atrapalhem votação no domingo
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terá operação especial neste domingo, 2 de outubro, quando ocorrem as Eleições Municipais. Mais de dois mil empregados estarão envolvidos no plano para evitar e corrigir eventuais falhas no sistema elétrico dos 774 municípios da área de concessão da distribuidora.
Como parte do plano, a Cemig inspecionou os circuitos que atendem os 9.770 locais de votação e de apuração de votos dentro da área da concessionária – que abrange cerca de 95% do Estado. Além disso, considerando a possibilidade de acidentes e danos na rede provocados por diversos fatores, a concessionária convocou contingente extra para trabalhar no dia das votações, tanto nas salas de controle do sistema elétrico, quanto em campo.
De acordo com Carlos José Thiersch, gerente do Centro de Operação Integrado da Distribuição (COD) – área da Cemig responsável pelo controle do sistema elétrico e pelos atendimentos emergenciais em casos de falta de energia em 774 municípios mineiros – a empresa contará com diversos profissionais, entre engenheiros, analistas e técnicos, para providenciar a imediata correção de eventuais interrupções no fornecimento de energia elétrica.
“Além dos profissionais, a Cemig possui tecnologia avançada para monitoramento meteorológico e supervisão do sistema elétrico. Softwares, mapas e radar permitem o monitoramento do clima e a rápida identificação das ocorrências no sistema elétrico, desde a falta de energia em uma única residência, até casos que afetam grupos maiores de clientes”, explica Carlos Thiersch.
As urnas eletrônicas possuem baterias que podem ser acionadas em caso de falta de energia elétrica. Além disso, elas independem da internet durante o horário de votação, pois são dispositivos off-line. No entanto, a Cemig espera minimizar o impacto de possíveis danos à rede. Carlos Thiersch lembra que colisões de veículos com postes, quedas de objetos sobre a rede durante tempestades e outros tipos de acidentes são comuns e não podem ser totalmente evitados, “por isso é essencial que estejamos preparados para agir em todas essas situações, para que as eleições não sejam prejudicadas de forma alguma”.