Covid: máscara volta a ser obrigatória nos ônibus e farmácias em Itabira; confira as novas regras

A nova determinação está diretamente ligada ao aumento de casos de Covid-19 no município

Covid: máscara volta a ser obrigatória nos ônibus e farmácias em Itabira; confira as novas regras
Foto: Raquel Portugal/Fiocruz
O conteúdo continua após o anúncio


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabira publicou nesta quarta-feira (23) novo decreto relacionado à pandemia de Covid-19. O uso de máscaras volta a ser obrigatório em estabelecimentos e serviços de saúde, incluindo farmácias e drogarias, no transporte coletivo e estações de embarque e desembarque, no transporte escolar e nos serviços de táxi e aplicativo.

A nova determinação está diretamente ligada ao aumento de casos de Covid-19 em Itabira. O número de testes positivo disparou e as internações também estão com viés de alta. Na terça-feira (22), o boletim da SMS mostra que 46 novos casos foram registrados no município. Duas pessoas estão internadas na UTI e outras seis em enfermaria. A cidade ainda tem um paciente de Barão de Cocais na enfermaria. No total, 103 pessoas estão em isolamento domiciliar.

O novo decreto ainda traz a recomendação de que máscaras sejam usadas em locais fechados, principalmente onde há aglomeração de pessoas, por indivíduos com fatores de risco para complicações do coronavírus, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades ou não vacinadas contra a Covid-19.

A SMS continuará observando os números diariamente e novas medidas poderão ser tomadas em caso de complicação do cenário. “Insistimos na vacinação. As pessoas precisam completar os esquemas vacinais de suas faixas etárias. É o principal enfrentamento”, reafirma a secretária municipal de Saúde, Clarissa Santos.

Números mais recentes mostram que 91,35% da população geral tem a primeira dose em Itabira; 90% tem a segunda dose; 73,57% já tomou o primeiro reforço (3ª dose); e 57,47% tem o segundo reforço (4ª dose). Entre as crianças, 78,59% tomaram a primeira dose e 60,5 tomaram a segunda dose.

* Com informações da Prefeitura de Itabira.