Confederação Nacional do Comércio estima crescimento de 1.1% a mais que ano anterior na Black Friday
A Black Friday é a quinta data mais importante do setor varejista, ficando atrás somente do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) faz projeção otimista para a Black Friday que acontece nessa sexta-feira (25).
A expectativa é de que se movimente mais de R$ 4,21 bilhões em 2022, maior movimentação financeira desde que a data foi incorporada ao varejo nacional desde 2010.
Segundo o economista sênior da CNC Fábio Bentes, a desaceleração da inflação e a maior ocupação no mercado de trabalho favorecem essa expectativa, ou seja: “há mais recurso disponível para consumo”.
Para Bentes, a estimativa de venda relacionada somente à Copa do Mundo vão impactar em R$ 1,4 bilhão o faturamento do comércio varejista brasileiro.
Em 2022, os segmentos de móveis e eletrodomésticos deverão responder por cerca de 48% de toda movimentação financeira.
A Black Friday é a quinta data mais importante do setor varejista, ficando atrás somente do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.
A empresa mais associada ao Black Friday é a Lojas Americanas e depois o Magazine Luíza.
Pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui, com 13.700 usuários indica queda na adesão do público brasileiro para esse ano, e o principal fator é a desconfiança do consumidor com a oferta de promoções “de verdade” no período.
A gerente-administrativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabira (CDL), Eline Moura, afirmou que, em Itabira, muitos comerciantes se adiantam nas promoções e alguns estendem suas promoções, não observando rigorosamente a data referência do evento.
A pesquisa do site Reclame Aqui registrou também um aumento de quem pretende adquirir produtos na data, com 30% dos entrevistados afirmando que pretendem gastar de R$ 1 mil a R$ 2 mil .