Com propostas inovadoras, Sicredi Liberdade chega a João Monlevade

Cooperativa financeira surgiu no Rio Grande do Sul e está se expandindo pelo país

Com propostas inovadoras, Sicredi Liberdade chega a João Monlevade
Foto: Flávia Nubia

Uma das principais regiões do estado, o Médio Piracicaba agora também é casa da Sicredi Liberdade. Fundada em Bagé, no Rio Grande do Sul, a centenária cooperativa financeira agora possui duas agências em Minas Gerais, já que no dia 24 de novembro foi aberta a unidade itabirana.

Dentro da sua filosofia de trabalho, a Sicredi busca inovar tanto do ponto de vista estrutural quanto no atendimento. Trata-se de espaços modernos, sem porta giratória e caixas, contando com salas de coworking, mais uma sala de reunião, que podem ser utilizadas por associados e não-associados.

Diretor Executivo da empresa, Juliano Oliveira detalha a linha de trabalho do negócio, ressaltando o impacto que ele pode causar em João Monlevade.

“Nosso modelo de negócio cooperativo vem para desenvolver as demandas que o município tem. O município às vezes quer diversificação, outro quer apoio ao fomento. Existe um estudo da Fipe, que diz que o PIB dos municípios em que há uma cooperativa de crédito é 25% maior em relação a outros lugares que não tem. Isso comprova que ter uma cooperativa instalada naquele local aumenta a geração de renda e o desenvolvimento das pessoas”, enfatiza.

Para além do desenvolvimento financeiro, o Sicredi também possui uma preocupação social com as regiões nas quais atua. Juliano explica um pouco mais a abordagem realizada.

“Além do desenvolvimento econômico – e temos uma gama de mais de 300 produtos financeiros para apoiar esse desenvolvimento – a gente também atua muito forte no desenvolvimento social. Com programas de educação financeira, mostramos às pessoas como lidar com dinheiro através de trabalhos nas universidades, escolas, empresas privadas, entre outros. O modelo do Sicredi compreende o que João Monlevade quer desenvolver e vai ser um somatório a esse desenvolvimento”.

Pessoalidade

Outra característica marcante da cooperativa financeira é trabalhar de acordo com a realidade do associado. Segundo Letícia Bosque, diretora de operações, a empresa não promove o “toma lá dá cá” comum na área.

“O Sicredi Liberdade, em específico, tem um modelo de atuação diferente. Quando um associado vem buscar nossa ajuda para alguma situação, sempre tentamos entender toda a realidade dele e, a partir disso, oferecer o produto que mais se encaixa com a necessidade e a realidade dele. Nossos times, hoje, não têm uma meta diária de trabalho, nosso trabalho vai de acordo com o que o associado precisa. Não tem aquele ‘toma lá dá cá’”, pontua.

Gerente Regional de Desenvolvimento, Jomar Vieira reforça a ideia. “Nosso propósito é oferecer a melhor orientação financeira de acordo com o perfil do investidor. Então quando alguém procura ou contrata o Sicredi, a pessoa vai ser ouvida, seu perfil vai ser definido e analisado e nós vamos oferecer aquilo que faz mais sentido para ela”.

Sobre o Médio Piracicaba, em si, Jomar cita qual foi a principal característica percebida na região. “Um dado que nos chamou muito a atenção é que a região tem bastante poupança. É um bom produto financeiro, existem pessoas que gostam, mas talvez algumas delas estejam mal orientadas. Talvez tenham o recurso na poupança pelo fácil acesso, mas não seja o produto que mais se adeque ao perfil. Então viemos olhar para isso. Existe algo que nos norteia muito que é o ‘entender para atender’. Nossos profissionais estão capacitados para olhar para as pessoas, entendê-las e depois atendê-las da melhor maneira possível”, conclui.

A unidade monlevadense do Sicredi Liberdade está localizada na Avenida Wilson Alvarenga, 1066, bairro Carneirinhos. O atendimento ocorre entre 8h e 19h. Confira, logo abaixo, uma galeria de fotos da inauguração do Sicredi Liberdade em João Monlevade!