Iniciativas da Prefeitura de Itabira que merecem ser destacadas
Ressalto, inclusive, a iniciativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto em relação a Tarifa Social
Como jornalista, dou-me o direito de elogiar ou criticar administrações municipais (prerrogativa que é concedida a todo o cidadão brasileiro sobre o livre pensar e
manifestar) que passam pelo Paço Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK). Assim tenho feito com o atual prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage.
No entanto, não me mantenho alheio às boas iniciativas do seu governo, as quais procuro ressaltar sempre que elas aconteçam, mesmo que para muitos pareçam raras, ou que não tenham sido devidamente avaliadas pelos munícipes. Ressalto, por agora, a iniciativa do SAAE em relação ao benefício da Tarifa Social em 2022.
Foram quase três mil famílias carentes atendidas pela iniciativa da autarquia com desconto de 50% em suas contas de água e esgoto, tendo como principal objetivo a inclusão social, com aplicação de tarifa diferenciada. São exatos 2.894 itabiranos atendidos (quase 10% do público atendido pela instituição) por essa medida que possibilita que mais cidadãos tenham acesso à água tratada, assim como ao esgoto tratado. Para aderir ao programa da Tarifa Social, o usuário deve procurar o Posto de Atendimento do SAAE, à Travessa Gonzaguinha, nº 21, na Esplanada da Estação, para maiores esclarecimentos e realização do cadastramento. Informações podem ser conseguidas também pelo telefone 3839-1313.
Outra boa notícia, a castração de animais atinge a marca de 1.271 cães e gatos esterilizados desde o início da atual gestão em 2021, com a chipagem de 880 pets. A iniciativa coube às secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Saúde. Só em dezembro, 391 animais passaram por procedimentos cirúrgicos. Natália Andrade, superintendente de Vigilância em Saúde afirma que a meta é de esterilização de pelo menos 800 animais/ano, com 50% da meta proposta já atingida.
Um novo mutirão está previsto para o primeiro trimestre de 2023. Com isso, gradativamente, sem os animais se reproduzindo, deixaremos de ver cães em péssimo estado de saúde vagando pelas ruas da nossa cidade, atacando transeuntes e disseminando doenças entre si!
Há certamente dezenas de outras boas ações do prefeito por toda a cidade, muitas ações das quais decididas em gabinete e que, como não são visíveis, não são bem avaliadas, embora sejam altamente benéficas à comunidade itabira. Mas, senhor prefeito, permita-me sugerir, novamente, que dê uma circulada pelas ruas da cidade e veja o estado em que se encontra o asfalto em todas elas. Não muito longe do seu gabinete, aí na Avenida da Rosas, por exemplo (assim como em toda a cidade), está difícil sair de uma cratera sem cair em outra.
Que tal colocar seus secretários também para circularem pela cidade?