Ipatinga é absolvido pelo TJD-MG e deve jogar o Módulo I; Campeonato Mineiro aguarda o fim da suspensão

Apesar da decisão do tribunal mineiro, a liberação para o início do Estadual é de competência do STJD

Ipatinga é absolvido pelo TJD-MG e deve jogar o Módulo I; Campeonato Mineiro aguarda o fim da suspensão
Foto: Reprodução/Vídeo

O Ipatinga Futebol Clube conquistou uma vitória no Campeonato Mineiro — mas não foi em campo. Na noite da última segunda-feira (16), o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) absolveu o Tigre da perda do número máximo de pontos por uma suposta escalação irregular de atletas durante a disputa do Módulo II, em 2022. A decisão, em segunda instância, confirma a equipe ipatiguense na primeira divisão do Estadual.

Dessa forma, o Betim Futebol, autor da ação, terá que disputar mais uma vez o Módulo II da competição. Apesar da decisão do TJD-MG, a liminar que suspendeu o início do Campeonato Mineiro, previsto para o próximo sábado (22), segue valendo. Isso porque cabe ao STJD tomar a decisão final sobre o caso e, consequentemente, determinar ou não o começo da competição.

Apesar do Ipatinga ter sido absolvido, o seu presidente, Nicanor Pires, foi afastado por 540 dias e multado no valor R$ 10 mil. A medida foi tomada pelo entendimento de que o cartola esteve envolvido em irregularidades envolvendo a carteira de trabalho de alguns atletas que disputaram o Módulo II pelo time do Vale do Aço.

“A decisão de hoje, no final das contas, é que de fato o Ipatinga não perde os pontos da partida realizada. De forma que, a prevalecer a nossa decisão, o Ipatinga segue classificado para o Campeonato Mineiro 2023. O STJD já tem decisão proferida sobre o processo. E há uma esfera recursal que vai apreciar essa situação. Se o Campeonato começa ou não no próximo sábado, compete ao STJD. Eles vão apreciar a matéria e ver se o julgamento de hoje permite a realização do Campeonato Mineiro”, explicou o presidente do TJD, Guilherme Doval.

Entenda

O imbróglio vem desde o ano passado, quando o Betim entrou na Justiça alegando irregularidades na inscrição de atletas do Ipatinga no Módulo II. A denúncia do Betim, feita em 26 de setembro do ano passado, diz que o Ipatinga “falsificou a assinatura das carteiras de trabalho de todos os atletas que disputaram a competição, especialmente aqueles que foram relacionados para a partida disputada contra o Boa EC, no último dia 30.07.2022, válida pela 10a rodada da competição”.

Dessa forma, o STJD determinou, na última sexta-feira (13), a suspensão do Campeonato Mineiro de 2023.