Itabira: FCCDA e Polícia Militar trabalham no planejamento de segurança para o Carnaval 2023
Durante a festa de momo, todo o efetivo do 26º Batalhão de Polícia Militar estará nas ruas de Itabira. A FCCDA disponibilizará equipes de seguranças particulares
A partir de amanhã (10), Itabira começa a respirar a folia momesca. Entre sexta-feira e domingo (12), acontecem os cortejos dos blocos do pré-Carnaval local — já entre os dias 18 e 23 estão previstos os eventos de Carnaval, que acontecerão em diferentes pontos da cidade. Para garantir o bem-estar dos foliões, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) trabalham na organização do planejamento de segurança para os dias de festa.
Responsável pela organização tanto do pré-Carnaval quanto do Carnaval, a FCCDA, em nota enviada ao portal DeFato, disse que os eventos “serão realizados em espaços abertos, de uso comum da população, tais como ruas, avenidas e praças. Como se trata de locais públicos, a instituição comunicou oficialmente e se reuniu com a Polícia Militar, repassando e alinhando todas as informações necessárias para garantir a segurança pública durante as festividades nos locais indicados”.
“A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais é parceira tanto da FCCDA quanto da Prefeitura Municipal de Itabira e apoia todos os eventos culturais do município, sendo uma aliada estratégica na realização das atividades. Com base nas informações repassadas pela FCCDA, a Polícia Militar desenhará a melhor estratégia com base no know-how que a instituição já possui nesse tipo de evento”, diz trecho da nota.
Além disso, a Fundação Cultural também disponibilizará seguranças particulares nos locais de festa: “a organização do evento também efetuou a contratação de seguranças particulares, com detector de metais. Cabe ressaltar, no entanto, que pela legislação, as empresas de segurança privada de evento trabalham como apoio ao efetivo da Polícia Militar, não tendo função supletiva ou substitutiva à segurança pública. A empresa contratada é autorizada pela Polícia Federal, com experiência em grandes eventos”.
Polícia Militar
O portal DeFato também entrou em contato com a Polícia Militar. Por meio de nota, a corporação destacou que durante o Carnaval será disponibilizado todo o efetivo do 26º Batalhão para garantir a segurança dos itabiranos que forem aproveitar os dias de folia.
“A Polícia Militar é responsável pelo policiamento ostensivo, visando à preservação da ordem pública e a garantia da ordem durante os eventos. Está sendo realizado todos os levantamentos e planejamentos necessários para o policiamento durante as festividades do período carnavalesco para este ano de 2023. Neste período, todo o efetivo do 26º BPM [Batalhão da Polícia Militar] estará empenhado no policiamento do município e das festividades do período carnavalesco no mês corrente”, diz a íntegra da nota.