Com cinco votos contrários, aumento dos vereadores de Itabira é aprovado
Votação em segundo turno ocorreu em reunião extraordinária, nesta segunda-feira

A Câmara dos Vereadores de Itabira aprovou nesta segunda-feira (13), em segundo turno, o aumento do salário dos parlamentares da Casa. No entanto, não houve unanimidade. Cinco legisladores votaram contra o projeto de lei nº 4/2023: Carlos Vicente da Silva “Motorista” (Avante), Neidson Freitas (MDB), Júber Madeira (PSDB), Reinaldo Soares de Lacerda (PSDB) e Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB).
O último ato antes do envio à sanção do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) ocorreu durante uma reunião extraordinária nesta tarde. Na semana passada, na primeira reunião ordinária do ano, a proposta foi incluída de maneira inesperada na pauta do encontro.
Caso seja aprovado, o projeto de lei poderá fazer com que os vencimentos dos vereadores cheguem a até R$ 17.387,32. Porém, o reajuste só começará a ser pago em 2025, na próxima legislatura, e sofrerá aumentos progressivos até 2027.
Atualmente, este subsídio é fixado em R$ 6.986,23. Esse valor foi determinado pela resolução 2.923, de 3 de outubro de 2012. À época, essa remuneração só passou a valer na legislatura seguinte, entre os anos 2013 e 2016.
Com a aprovação do projeto de resolução 4/2023, o subsídio dos vereadores receberão dois aumentos já em 2025. um deles em 1º de janeiro, com o salário sendo fixado em R$ 14.734,99. O outro será concedido a partir de 1º de abril, ampliando a remuneração para R$ 15.619,09.
Em 2026, a partir de 1º de fevereiro, novo reajuste: com os vencimentos passando para R$ 16.503,19. Por fim, em 2017, penúltimo ano da próxima legislatura, os salários dos vereadores chegarão R$ 17.387,32.




