“Sucesso de público e crítica”, diz Prefeitura de Nova Era sobre Carnaval 2023

Município recebeu cerca de 2500 foliões por dia

“Sucesso de público e crítica”, diz Prefeitura de Nova Era sobre Carnaval 2023
Foto: Prefeitura de Nova Era/Divulgação

A Prefeitura de Nova Era fez uma avaliação bastante positiva sobre o Carnaval na cidade neste ano. Apesar da média diária de público ter sido abaixo da expectativa, o Executivo afirma que a festa foi um “sucesso de público e crítica”. Passaram, diariamente, pela cidade cerca de 2500 foliões, número abaixo dos 3000 esperados pela Prefeitura. A DeFato também questionou o Governo Municipal sobre quanto foi investido no Carnaval, mas, até o fechamento da matéria, não obteve resposta.

À DeFato, a gestão Txai Costa (Rede) disse não ser possível precisar quanto dinheiro foi movimentado nos cinco dias de folia. Porém, ressalta, os hotéis receberam lotação máxima e houve um feedback positivo de serviços como beleza, transporte e vestimentas sobre o número de clientes. Além, claro, do dinheiro arrecadado por barraqueiros e ambulantes.

Durante os dias de Carnaval, os nova-erenses e visitantes contaram com shows, divididos em palcos; espaço kids com diversos brinquedos; matinês; blocos carnavalescos; apresentações das baterias das escolas de samba Ladilá e Tribo do Samba; e a tradicional fanfarra Bandinha dos Farrapos.

A festa contou, ainda, com 18 barracas, dez vendedores ambulantes licenciados, além de comércios em casas e nos estabelecimentos situados ao longo do circuito carnavalesco. A infraestrutura foi composta por 30 banheiros públicos e a limpeza do espaço foi feita, em todas as manhãs, pela equipe da Prefeitura Municipal.

Meta cumprida

O lema do Carnaval 2023 em Nova Era foi “O nosso maior patrimônio é estarmos juntos”. E, de acordo com a diretora de Cultura do município, Sandra Coelho, o mantra foi cumprido à risca.

“Principalmente pelo fato de não ter havido nenhuma briga, os foliões aproveitaram ao máximo, sem confusões. Todos os shows ocorreram normalmente, sem imprevistos ou problemas. Houve segurança e policiamento efetivo, além de um público animado e respeitoso”, enfatiza.

Questionada sobre o que a Prefeitura gostaria de ter feito e não fez, Sandra citou uma espécie de “ressaca de Carnaval”, que já está nos planos para o ano que vem. Trata-se de um evento pós-Carnaval que daria uma destinação aos diversos produtos que sobraram nas barracas.

Gratidão

Nas redes sociais, o prefeito de Nova Era, Txai Costa, agradeceu a todos os envolvidos, entre secretários e blocos, e pontuou o ganho econômico do município com a festa.

“Pessoal, hoje meu coração é só gratidão. Eu quero agradecer a todos vocês que estiveram no nosso Carnaval aqui em Nova Era. Foi um Carnaval em que todo mundo se divertiu demais, sem violência, sem B.O, sem brigas. Então quero agradecer muito cada um dos foliões que deram exemplo e mostrou [sic] pro Brasil e pro mundo todo que o Carnaval de Nova Era é muito tradicional. A gente tem instituições centenárias, é um carnaval tradicional que gera emprego e renda na nossa cidade, o que é muito importante pro comércio e economia local”, disse.