Festa de Santa Cruz reunirá romeiros em Ipoema neste fim de semana

Festa de Santa Cruz reúne centenas de peregrinos em Ipoema

Festa de Santa Cruz reunirá romeiros em Ipoema neste fim de semana

No domingo, dia 1º de maio, Ipoema comemora a centenária Festa de Santa Cruz. A mando da tradição, uma peregrinação de 13 quilômetros, saindo do distrito pertencente a Itabira rumo ao Morro Redondo, saldará a Santa Cruz. O mirante natural está situado a 1.224 metros de altitude. Neste ano, haverá, dentro da programação da festa, o lançamento do curta-metragem “Cruzes ao Vento”, dirigido pela diretora Afra Sana. Será realizado também um passeio beneficente de bike, que arrecada leite para atender a entidades filantrópicas de Itabira.

A programação cultural da Festa de Santa Cruz terá início ainda nesta sexta-feira (29). Na data, às 20h, está agendada a inauguração do Espaço Luau, com festa e música ao vivo na Pousada Tropeiro Real, localizada em Ipoema. No sábado, por sua vez, uma oficina de decoração de cruzes e cajados ocorre entre 14h e 18h no Museu do Tropeiro. A inscrição tem valor de R$ 30 e os organizadores pedem aos interessados que levem tesoura e cola-quente.

Documentário

Ainda no sábado, às 19h, está prevista a exibição do documentário “Cruzes ao Vento”, na Praça Augusto Guerra. A diretora Afra Sana, natural de São Sebastião do Rio Preto, retrata trabalho a histórica peregrinação da festa de Santa Cruz, em Morro Redondo, que anualmente atrai centenas de fiéis de várias cidades e estados.

O documentário reúne depoimentos e participação de pessoas da comunidade, além de organizadores da festa, turistas e colaboradores. As filmagens começaram em 2014. Todo o trabalho audiovisual se passa em Ipoema. O projeto foi viabilizado via Lei Drummond tendo como proponente o jornalista e historiador José Sana.

Procissão

Repetindo a tradição anual, a Festa de Santa Cruz ocorre no primeiro domingo do mês de maio. Às 7h da manhã, haverá benção aos cajados e a saída da Praça Augusto Guerra até o topo do Morro Redondo. São 13 quilômetros de percurso. A maioria faz a procissão à pé, mas há também quem prefira completar o percurso de bicicleta, a cavalo ou de carro.

O passeio beneficente de bike sairá às 10h30 da Pousada Quadrado. A iniciativa é da Academia Corpo & Saúde e parceiros. Para participar da mobilização, a inscrição é realizada até sexta-feira (30), por meio de duas caixas de leite que podem ser entregues nos seguintes locais, em Itabira: Academia Corpo & Saúde (Pará); Bike & Cia (Centro) e Bike Mania (Amazonas). Em Ipoema, o posto de inscrições é na Pousada Quadrado.

“A atividade proposta no passeio de bike tem objetivos que se entrelaçam, sendo uma atividade física, o exercício da solidariedade e a integração coletiva das pessoas”, afirma a gestora em eventos Advir Anjos Santos Dias Fonseca. As caixas de leite, segundo ela, serão doadas para uma entidade filantrópica escolhida pela organização do passeio, que avalia a que mais necessita.

No Morro Redondo, a missa festiva será celebrada às 13h, pelo padre Wagner Brito. A Guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário se apresentará no local. Às 14h30, por sua vez, quem encantará o público é o Grupo de Danças Circulares Viva Roda. Finalmente, às 15h, o grupo Perecolândia exibe a Dança de São Gonçalo.  

Resgate

A Festa de Santa Cruz é centenária e começou quando encrustaram um cruzeiro no topo do Morro Redondo, um mirante natural situado à 1.224 metros de altitude do nível do mar. Moradores da região passaram a peregrinar ao local todo dia 3 de maio, Dia de Santa Cruz, para rezar ao pé do cruzeiro. À época, Sá Chiquinha era a responsável por cuidar do cruzeiro. Em 2007, iniciou o trabalho de valorização e resgate da tradição religiosa. “Em 2009, resgatamos a tradição de peregrinar até o Morro Redondo no dia da festa que acontece sempre no primeiro fim de semana de maio”, cita Advir Fonseca, também apoiadora da festividade.

Conforme a promoter, nos últimos anos a festa só tem crescido. No ano passado, lembra, 344 caminhantes participaram da peregrinação, além de ciclistas, cavaleiros e pessoas que utilizaram veículos. “Para este ano a expectativa é grande. Espera-se um recorde de público. Cerca de 600 pessoas”, antecipa.

O ponto-alto da festa é a peregrinação que é coroada com a missa abrilhantada pela guarda de Marujos Nossa Senhora do Rosário, do bairro Água Fresca.