Atletas itabiranos conquistam 113 medalhas no Campeonato Mineiro de Taekwondo 

Nos dois dias de competição, houveram disputas nas categorias Kyeorugi (luta), Poomsae e Kyeopa (Demonstrações de Quebramento)

Atletas itabiranos conquistam 113 medalhas no Campeonato Mineiro de Taekwondo 
Fotos: Thiago Salles
O conteúdo continua após o anúncio


Itabira fez grande participação na 1° Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, disputada neste fim de semana no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino. No total, a delegação itabirana conquistou 113 medalhas, sendo 57 medalhas de ouro, 38 de prata e 18 de bronze. A Associação Crianças do Amanhã foi campeã na modalidade do Poomsae Kiopa e ficou na segunda colocação geral do torneio. A competição reuniu 726 atletas (112 itabiranos e 15 santamarienses) que representaram 12 cidades mineiras.

O evento foi organizado pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG), com apoio da Associação Crianças do Amanhã, Prefeitura de Itabira e da Sicredi. Nos dois dias de competição, houveram disputas nas categorias Kyeorugi (luta), Poomsae e Kyeopa (Demonstrações de Quebramento), nas modalidades Fraldinha, Mirim, Infantil, Cadete, Juvenil e Adulto. Além das disputadas, a Federação também realizou a entrega da premiação Melhores do Ano e das equipes campeãs em 2022. 

Em entrevista à DeFato, o grão-mestre Marcelino Soares, presidente da Federação, ressaltou a importância de Itabira para o Taekwondo, se referindo a cidade como parte da história do esporte. Mestre Marcelino também lembrou que o torneio marca o início do calendário de competições e a abertura do ranking classificatório para a seleção mineira e a Confederação Brasileira de Taekwondo.

‘Aqui começa o nosso trabalho de formação das seleções. Minas é uma grande potência que encanta treinadores de outros estados, que nos dizem: ‘‘vocês têm uma grande capacidade de revelação e renovação de grandes atletas’’. Itabira faz parte disso.’’

O grão-mestre Daú Primo ficou feliz pelo desempenho dos mais de cem atletas itabiranos, dizendo que o resultado ‘‘É graças ao trabalho dos professores e nossos alunos. Foi um desempenho muito bom em termos de medalhas’’ O grão-mestre Martinho Francisco, responsável pela Associação Crianças do Amanhã, fez questão de destacar que além dos bons resultados, o mais importante é o esporte cumpri a sua função social:

‘‘Não queremos só levar o atleta ao pódio. O Taekwondo quer passar os valores, os princípios, o respeito e a disciplina para formação de líderes e pessoas compenetradas em nossa sociedade’’

Quem também esteve presente e participou da cerimônia de entrega dos troféus para as equipes destaques, foi o vice-prefeito Marco Antônio Gomes. Marco afirmou que o campeonato foi um sucesso e que Itabira está aberta para novas edições da modalidade e de outros esportes. ‘‘Queremos diversificar o esporte em Itabira. O campeonato foi um sucesso, com um grande volume de participantes, de diferentes locais. É um imenso prazer ver que nossas crianças podem praticar o esporte, se afastando das drogas e violência. Sabemos que o Taekwondo é feito de graus, e é muito importante ver que elas [crianças] irão tornar Itabira uma cidade mais acolhedora’’

Confira o pódio geral do Torneio

1 – TKD Olímpios

2 – Associação Crianças do Amanhã

3 – R. Tigre TKD Clube

Confira o pódio do Poomsae Kiopa

1 – Associação Crianças do Amanhã

2 – C.T.A.M Kuirogui

3 – Bocaiúva Academia

1ª Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo