América cai em grupo complicado na Copa Sul-Americana; confira os chaveamentos
A rodada inaugural da fase de grupos acontece na próxima semana, entre os dias 4 e 6 de abril
A Conmebol sorteou na noite de segunda-feira (27) as chaves da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023, em Luque, no Paraguai. Entre os 32 participantes desta etapa, sete são brasileiros: São Paulo, Santos, América, Botafogo, Goiás, Red Bull Bragantino e Fortaleza. Os mineiros, inclusive, caíram em um dos grupos mais difíceis deste início de competição.
Cada equipe fará seis jogos na fase de grupos, sendo três em casa e três como visitante. Nesta etapa, as duas melhores equipes avançam. Os primeiros colocados vão diretamente para as oitavas de final, enquanto os segundos colocados duelarão com os terceiros colocados dos grupos da Libertadores.
O América, comandado por Vagner Mancini, não deve ter vida fácil e enfrentará os tradicionais Peñarol e Millonarios e uma das novas forças sul-americanas, o Defensa y Justicia. O São Paulo, por sua vez, terá um caminho mais fácil, tendo que encarar Tigres, Deportes Tolima, o principal rival da chave, e Puerto Cabello.
O Santos caiu em um grupo com Blooming, Newell’s Old Boys e Audax Italiano. O Goiás terá Santa Fe, Universitario e Gimnasia y Esgrima La Plata como adversários. O Fortaleza encara San Lorenzo, Palestino e Estudiantes de Mérida.
O Botafogo enfrenta a LDU, Universidad Cesar Vallejo e Magallanes. Enquanto o Red Bull Bragantino desafiará Estudiantes La Plata (ARG), Oriente Petrolero e Tacuary.
A competição
O campeão da Copa Sul-Americana 2023 garantirá vaga na próxima edição da Libertadores, se classificando diretamente para a fase de grupos. A final do torneio está agendada para Montevidéu, capital do Uruguai, no dia 28 de outubro. A rodada inaugural da fase de grupos acontece na próxima semana, entre os dias 4 e 6 de abril.
Grupos da Sul-Americana
Grupo A: LDU (EQU), Botafogo, Universidad Cesar Vallejo (PER) e Magallanes (CHI);
Grupo B: Emelec (EQU), Guaraní (PAR), Danubio (URU) e Huracán;
Grupo C: Estudiantes La Plata (ARG), Red Bull Bragantino, Oriente Petrolero (BOL) e Tacuary (PAR);
Grupo D: São Paulo, Deportes Tolima (COL), Tigre (ARG) e Puerto Cabello (VEN);
Grupo E: Santos, Newell’s Old Boys (ARG), Blooming (BOL) e Audax Italiano (CHI);
Grupo F: Peñarol (URU), Defensa y Justicia (ARG), América-MG e Millonarios (COL);
Grupo G: Santa Fe (COL), Universitario (PER), Goiás e Gimnasia y Esgrima La Plata (ARG);
Grupo H: San Lorenzo (ARG), Palestino (CHI), Estudiantes de Mérida (VEN) e Fortaleza.