1º Encontro das Mulheres Dirigentes de Ordem reúne 400 lideranças femininas da OAB-MG
Entre elas, a presidente do órgão em Itabira, Patrícia de Freitas
A OAB-MG e a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) promoveram, entre quarta (29) e sexta-feira (31), o 1º Encontro das Mulheres Dirigentes de Ordem. O evento reuniu mais de 400 representantes de todas as subseções da Seccional Mineira. Elas conheceram histórias e superações de várias mulheres que hoje ocupam cargos de liderança, como a presidente da OAB Itabira, Patrícia de Freitas, e a delegada da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) em Itabira Maria Raquel Guerra. Já a presidente do órgão em João Monlevade, Larissa Santiago, foi uma das idealizadoras e organizadoras do encontro, realizado em Caeté.
Desembargadora, presidentes, dirigentes, delegadas e representantes de subseções participaram dos painéis que trataram de temas ligados à mulher. Alguns dos assuntos tratados foram paridade, inclusão no mercado de trabalho, interiorização e os desafios enfrentados, falados especialmente por aquelas que se tornaram líderes em suas áreas no Direito.
A vice-presidente da OAB-MG, Ângela Botelho, destacou a parceria na realização do evento. “Todas as instituições são ligadas, são irmãs. Não podemos esquecer que a caminhada é conjunta – presidente de subseção, diretoria e Caixa em favor dos advogados e advogadas do estado”, pontuou.
Já Patrícia de Freitas, líder da 52ª Subseção – que atende, além de Itabira, Itambé do Mato Dentro, Santa Maria de Itabira, Passabém, Ferros e Carmésia -, falou sobre o impacto do evento no fomento ao protagonismo feminino no Direito.
“O 1º encontro das mulheres dirigentes da Ordem foi incrível. O evento mostrou, mais uma vez, a preocupação da OAB/MG e CAA/MG em capacitar e fomentar as lideranças femininas atuantes em nosso estado. Contamos com a presença da Presidente da OAB/BA, Dra. Daniela Borges, que nos mostrou como ‘Liderar como uma mulher’, e painéis sensacionais como ‘Mulher: Advocacia e gestão de tempo’. Éramos 400 mulheres no evento e saímos impactadas e inspiradas a trabalhar cada vez mais para a inserção das mulheres em cargos de liderança”, disse.
Engajamento e interiorização
Para a presidente da subseção de Pouso Alegre, Graziela Brianezi, o encontro foi muito inspirador para as mulheres que estão à frente de subseções. “São momentos como este de integração e de troca de conhecimento que nos dão força para unir cada vez mais as mulheres e incentivá-las a ocupar espaços de poder. Minas Gerais é muito extenso e para que a gente possa chegar a um maior número de mulheres, a interiorização desse ambiente é fundamental”, ressaltou.
“Ouvir grandes exemplos de mulheres relatando que eram do interior e hoje estão no poder ou numa posição de destaque somente nos traz mais incentivo para continuar nessa luta nossa de cada dia”, afirmou a presidente da subseção de Montes Claros, Graciele Afonso.
A delegada da CAAMG de Santa Luzia, Andrea Alves, reforçou o papel das subseções para colocar em prática o lema da nova gestão da OAB-MG. “É uma obrigação levar para nossas subseções o que aprendemos aqui. Nós temos duas jovens, que são as nossas vices, levando a sério a proposta de inovar, incluir e avançar. É o que as subseções também devem fazer para irmos em frente”, destacou.
Painéis com mulheres que se destacam
No segundo dia do encontro foram tratados temas como Diretrizes e ações da Comissão da Mulher, com palestras da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB, Cristiane Damasceno, e da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-MG, Nathália Damasceno.
“Assumir cargos é assumir pessoas, diversidade, dificuldades. Por mais que tenhamos políticas alternativas que nos coloque num lugar de destaque, nós temos de estar preparadas para estar nesse lugar. Chegar a posições altas significa ter preparo diferenciado. O processo de mudança é algo consciente e intencional. Liderar é uma mudança constante”, afirmou Cristiane Damasceno.
O segundo painel “Cases de Sucesso” teve como debatedor o presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun,e palestra da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho- 3ª Região, Paula Cantelli. Para Gustavo Chalfun, o encontro ecoa a voz da mulher. “Nós precisamos muito que essas mulheres, mães, advogadas, líderes, exercitem de fato e de direito essa função tão nobre que é fazer parte do sistema OAB-MG e Caixa. É preciso colocar, na prática, ações efetivas que visam diminuir essa desigualdade”.
“Liderança e tipos comportamentais: desenvolvendo e construindo uma equipe de alta performance” foi o tema do terceiro painel, que teve como debatedor o 1ª secretário da CAAMG, Giuliano Almada, e a palestrante Isabela Dornela. O diretor institucional e de comunicação da CAAMG, Rodrigo Botti foi o mediador do quarto painel, que teve como tema “Sustentação oral nos tribunais e oratória de sucesso”. Palestraram as advogadas Mariane Andreia Cardoso e Luciana Nepomuceno.
O quinto painel foi mediado pelo tesoureiro-adjunto da OAB-MG, Marco Antônio Freitas. O tema “Mulher: advocacia e gestão de tempo” contou com palestra da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial de Minas, Alessandra Alkmim. “Pipeline de Liderança” foi o tema da sexta palestra, mediada pelo secretário-geral da OAB-MG, Sanders Alves Augusto, e ministrada por Flávio Lúcio dos Santos.
O sétimo painel “O perfeito inspira, o imperfeito conecta: compartilhamento de boas práticas subseccionais” foi interativo e conduzido pelas três organizadoras do evento – Ângela Botelho, Vanja Honorina e Larissa Santiago.