No Dia dos Namorados, internautas cobram Lula: “cadê o Ministério do Amor?”

“Um homem sem um amor não é nada. No meu governo todo mundo vai namorar”, disse Lula durante a sua campanha para presidente em 2022

No Dia dos Namorados, internautas cobram Lula: “cadê o Ministério do Amor?”
Foto: Reprodução/Twitter

Durante campanha à presidência da República, em 2022, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse: “um homem sem um amor não é nada. No meu governo todo mundo vai namorar”. Essa frase, que leva tom de brincadeira, acabou se tornando emblemática e nesta segunda-feira (12), quando se comemora o Dia dos Namorados, se tornou motivo para cobranças dos brasileiros.

Em memes que circulam pela internet, os eleitores de Lula conclamam pela “criação” de um programa social, como “Meu crush, minha vida”, e até mesmo uma pasta para cuidar dos corações solitários, o tal do “Ministério do Amor”.

Com a proximidade do Dia dos Namorados, as cobranças se intensificaram. Um internauta chegou a dizer no Twitter: “Lula, você me prometeu uma namoradinha. Cadê a responsabilidade afetiva?”. Enquanto outro declarou: “5 de junho e o silêncio do governo Lula sobre o ministério do amor é ensurdecedor”.

A internauta Fernanda Inamura disse, numa tentativa de explicação: “Lula ainda não criou o Ministério do Amor porque tá
investindo no Ministério do Trabalho para não decepcionar vocês”.

Até o duo AnaVitória entrou na brincadeira, quando, no mês passado, durante um show, a cantora Vitória Falcão disparou: “o ministério do namoro, mulher. É isso que ‘tá’ faltando pro Brasil”.

Até políticos têm aderido à brincandeira. Como é o caso do ex-ministro da Cultura do ex-presidente Michel Temer (MDB), Marcelo Caleiro, atual secretário de Cultura do Rio de Janeiro, que se autoproclamou “ministro do Amor” e publicou um “decreto”: “Fica proibido não ser feliz”.

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-RS), da base governista, publicou uma foto com a legenda: “Me indiquem para ministro do Amor”, ao que recebeu inúmeras propostas de “me namora”.

À CNN, a deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS), da base governista, brincou ao assumir o namoro com o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), dizendo: “meu crush, minha vida”.

O presidente do PSB-DF, Rodrigo Dias, disse, também à CNN, que aguarda a promessa de campanha. “Eu, com certeza, vou pleitear para que o ministério venha para o PSB e que eu possa ser o ministro do Namoro”.

Confira alguns memes que estão “rodando” a internet:

O Diretório Estadual do PT-RJ foi um dos que entrou na brincadeira e cobrou as palavras de Lula:

O Twitter também tem uma página “oficial” para o novo ministério:

Veja mais alguns memes: