HNSD realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia para tratamento de prolapso genital
Esse problema é mais comum nas mulheres acima de 50 anos

A ginecologista do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) e especialista em cirurgia ginecológica minimamente invasiva, Ana Luiza Alvarenga, realizou a primeira cirurgia de prolapso genital por videolaparoscopia em Itabira.
De acordo com a ginecologista, o prolapso de órgãos pélvicos acontece quando os ligamentos de sustentação ou os músculos do assoalho pélvico ficam fracos para mantê-los na posição correta e podem causar a descida dos órgãos, como a bexiga, o reto e o útero.
Segundo Ana Luiza, esse problema é mais comum nas mulheres acima de 50 anos e apresenta como principal sintoma um desconforto no momento da higienização, ao andar ou a tocar na região íntima. É também descrito pelas pacientes com a sensação de “bola na vagina”.
Entre as causas mais comuns estão gravidez, partos múltiplos, doenças musculares, obesidade e alterações hormonais.
A médica esclarece que o tratamento é exclusivamente cirúrgico. “Nesse procedimento é utilizado um equipamento de vídeo no qual uma pequena câmera é acoplada a este sistema e pequenas instrumentos são inseridos na parede abdominal por meio de pequenos portais. O órgão é tracionado por uma tela e está fixada na parte posterior, na coluna”.

A especialista reforça algumas vantagens da cirurgia realizada por vídeo:
-
Geralmente resulta em cortes menores em locais estratégicos; com menor sangramento;
-
Diminui a dor pós-operatória;
-
Tem menor tempo de internação hospitalar;
-
Proporciona uma recuperação mais rápida em comparação com a cirurgia aberta convencional.
-
Oferece maior precisão para o cirurgião.
-
Dá mais segurança para a paciente.
A médica Ana Luiza ressalta que “apesar de menos invasivo, a sacropromontofixação videolaparoscópica é uma cirurgia complexa que requer habilidades e experiência por parte do cirurgião”. O tratamento é sempre cirúrgico e pode evitar que o prolapso de órgãos pélvicos afete a relação sexual e afete a qualidade de vida.




