Representantes da Unifuncesi e DeFato explicam a metodologia de pesquisa do Top of Mind

Representantes da DeFato e do Centro Universitário Funcesi comentaram sobre o Top of Mind, que irá acontecer em outubro

Representantes da Unifuncesi e DeFato explicam a metodologia de pesquisa do Top of Mind
Foto: Rádio Caraça
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O programa ‘‘Interação’’, do radialista Valério Adélio, recebeu nesta semana o diretor do Grupo Defato, Thiago Jacques, junto do professor doutor do Centro Universitário Funcesi, Marcelo Silva Ângelo Ferreira e Maurício Guimarães Mendes, presidente da instituição de ensino. No bate papo realizado na Rádio Caraça, os convidados deram explicaram sobre a pesquisa realizada e detalhes sobre a sétima edição do Top of Mind, o evento empresarial de maior cobertura de segmentos comerciais da região. A festa de premiação já está marcada para acontecer no mês de outubro. 

Marcelo Silva Ângelo Ferreira, coordenador técnico do Centro de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Ceppe) da Funcesi (Ceppe), explicou à audiência como funcionou a pesquisa do Top of Mind. Segundo o professor, a consulta foi feita utilizando uma metodologia científica, ao longo no mês de junho, por 10 entrevistadores em 80 bairros da cidade. Cerca de 2 mil itabiranos (as) responderam – de forma espontânea – quais marcas vêm à mente para cada segmento empresarial. A partir das respostas, foi possível analisar os dados e descobrir quais são os empreendimentos mais queridos e lembrados pelo público local, garantindo um estudo justo e transparente. Em 2022 o evento teve 172 categorias, e na edição deste ano, são 200 setores comerciais. 

Além de citar as principais empresas e negócios, os moradores responderam questões sobre seus hábitos de consumo on-line, por meio de redes sociais; os meios de comunicação que acessam para buscar informações e os modelos de compra preferidos. A coleta de dados também teve a função de fazer uma avaliação do comércio local no que diz respeito à qualidade do atendimento, variedade de bens e serviços oferecidos e os preços praticados.

O professor atesta a credibilidade do projeto para que o empresário tenha sucesso e possa chegar mais longe. Ele também lembrou que a metodologia e a amplitude de pesquisas realizadas fazem com que os resultados representem ‘‘fielmente a opinião dos moradores’’

‘‘Às vezes muitos empresários não têm noção do impacto que as suas marcas causam na vida dos consumidores. Com este trabalho, isso nos ajuda a abrir novas opções e oportunidades para o empreendedor. Com os resultados adquiridos ele pode desenvolver novas estratégias de melhoria, obter novos resultados para sua empresa, além do desenvolvimento de produtos e poder pensar em futuras inovações’’

Na entrevista, Marcelo lembrou que Itabira possui diversas empresas antigas e consolidadas em diferentes ramos, o que propicia à cidade um ‘‘cinturão de empresas’’ muito forte e que dá possibilidade de explorar muitas questões empresariais. 

Credibilidade

Ao comentar sobre o Top of Mind ser o maior evento da região em termos de cobertura de empresarial e segmentação de negócios, Thiago Jacques frisou o empenho da DeFato em fazer o projeto crescer a cada ano: ‘‘Se no ano passado foram 172 setores, agora chegamos a 200 segmentos de negócios. É um sinal de que a DeFato está abrindo a oportunidade para outros segmentos conhecerem seus resultados e também, participar do evento de premiação’’, disse.

‘‘Aumentamos o número de bairros, aumentamos o número de participantes, e a DeFato, nesse mesmo compromisso de subir um degrau a cada ano, vem também com a responsabilidade de trazer a melhor festa do mercado empresarial de Itabira e região.’’ 

O CEO da DeFato também frisou que a pesquisa realizada ‘‘trata-se de um instrumento científico, não uma enquete’’ e que somente as empresas vencedoras receberão o selo Top of Mind, não havendo substituição e premiação dos demais colocados em caso de ausência da marca mais lembrada

Metodologia e produção acadêmica

Voltando a falar sobre a metodologia de pesquisa, Marcelo frisou que a Funcesi está habilitada a executar diversos trabalhos de pesquisas com o fundamento teórico-científico. De acordo com ele, os trabalhos são desenvolvidos junto aos alunos, além de testados e discutidos em sala de aula, ‘‘para que a gente dê mais segurança para o resultado’’

‘‘Se alguma empresa quiser identificar o comportamento do consumidor, vamos sentar, entender e elaborar uma pesquisa direcionada para atender essa organização’’

O professor também fez questão de ressaltar o grande volume de produção científica da instituição de ensino:

‘‘São várias as horas de extensão praticadas com os alunos. Às vezes pouca gente sabe, mas nos últimos três anos, o corpo docente da Unifuncesi já deve ter produzido cerca de 150 artigos em revistas, tanto aqui como fora, em outros países, na produção acadêmica […] Tudo isso é fruto da melhor estrutura estudantil da região e do empenho dos alunos para desenvolver esse tipo de trabalho.’’

Maurício Guimarães Mendes, presidente da Unifuncesi seguiu a mesma linha e destacou que levar o aprendizado conhecimento de dentro da instituição à comunidade é a meta principal da instituição de ensino.

‘‘Esse realmente é o objetivo, é o trabalho que a Unifuncesi tem que fazer, para a comunidade, através do nosso corpo docente e do nosso corpo discente. Pegar esse conhecimento que está dentro da nossa instituição e disponibilizá-lo para o mercado, aqui para a nossa região. Desenvolvemos a região, desenvolvemos os nossos alunos, temos condições com esses trabalhos de sair da sala de aula e ir para a aplicação, para o campo, e fazer com que ao sair da nossa instituição, esses alunos estejam bem mais preparados.’’