Após reforma, UBS de Senhora do Carmo é entregue à comunidade
Unidade não passava por reforma tão completa desde 1995 e apresentava graves problemas estruturais

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Mauro de Alvarenga, em Senhora do Carmo, foi entregue à comunidade no domingo (3), após reforma estrutural. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Itabira, o prédio não passava por uma obra desse porte desde 1995 e apresentava problemas que comprometiam a qualidade de atendimento.
A reforma foi iniciada no ano passado. Todo o telhado foi reformado, o piso foi substituído e alteado, as janelas trocadas, os sistemas elétrico e hidráulico renovados, foi refeito o revestimento e instalados os dispositivos para garantia da acessibilidade no prédio. Ainda foi trocada toda a mobília e os equipamentos da unidade básica de saúde. Atualmente, a UBS tem cadastrados 2,8 mil usuários de toda região de Senhora do Carmo.

Mais de 30 profissionais atuam na UBS de Senhora do Carmo. A unidade oferece atendimentos com clínico geral, médicos de apoio, ginecologista, psiquiatra, pediatra, psicólogo, fisioterapeuta, dentista, nutricionista, farmacêuticos e ultrassonografia. Além de contar com atuação da gerente, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, agentes de saúde, motoristas, auxiliar de limpeza, auxiliar administrativo e da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
“Agora temos estrutura e uma unidade de saúde completa, para atendimento eficaz, capaz de produzir equidade e integralidade do SUS. Que a gente possa garantir, cada vez mais, que os direitos de acesso à saúde sejam multiplicados”, disse a secretária municipal de Saúde, Clarissa Santos Lages.
Homenagem
A UBS de Senhora do Carmo leva o nome do médico Mauro de Alvarenga, que tem a vida ligada à saúde de Itabira. Ele também foi prefeito da cidade entre 1936 e 1937. Filhos e netos do homenageado acompanharam a cerimônia de reinauguração da unidade. “Onde estiver, meu avô está muito feliz”, comemorou o neto Thiago Alvarenga, que também é médico.
“Mauro de Alvarenga foi um sanitarista em um período em que a saúde não dispunha de tecnologia. Nem mesmo existia a penicilina. Foi um médico raiz, que amou a medicina e se dedicou a ela”, declarou Clarissa Santos. “Finalmente temos uma UBS que dignifica o nome do doutor Mauro de Alvarenga”, completou o prefeito Marco Antônio Lage (PSB).
O presidente da Câmara de Vereadores, Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), e os vereadores Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), Bernardo de Souza Rosa (Avante) e Roberto Fernandes Carlos de Araújo “Robertinho da Autoescola” (MDB) participaram da cerimônia de reabertura da UBS de Senhora do Carmo.





