Minas Literária abre comemoração nacional do centenário de Fernando Sabino nesta quarta-feira

Homenagens ao escritor mineiro, que faria 100 anos em 12 de dezembro deste ano, vão até outubro de 2024

Minas Literária abre comemoração nacional do centenário de Fernando Sabino nesta quarta-feira
Foto: Bernardo Sabino/Arquivo Pessoal

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), abre oficialmente o Ano de Fernando Sabino, comemoração nacional que homenageará o centenário do escritor mineiro a partir deste mês até outubro de 2024. A iniciativa faz parte do Minas Literária, programa que busca incentivar a leitura e fortalecer a cadeia produtiva do livro, gerando emprego e renda nos segmentos da economia da criatividade.

A celebração será realizada na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, nesta quarta-feira (11), um dia antes do que seria o 100º aniversário de Sabino, nascido em 12 de outubro de 1923. Às 19h, haverá uma solenidade de abertura do Ano de Fernando Sabino, com a presença de Bernardo Sabino, filho do escritor e presidente do Instituto Fernando Sabino.

A programação da Biblioteca contemplará duas exposições, cortejo musical, espetáculos, oficina e exibição de documentário. As ações começam logo pela manhã de hoje, às 9h, com a abertura da mostra “O Encontro Marcado na Hemeroteca Histórica: 100 anos de Fernando Sabino”, no 3º andar da sede da instituição, localizada na Praça da Liberdade. Serão apresentados jornais e revistas históricos sobre o escritor até 17 de novembro.

A segunda exposição, “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, será inaugurada durante a solenidade, às 19h, no 2º andar do prédio, no Hall das Coleções Especiais. A coleção traz livros autografados pelo artista multifacetado, que também foi diretor de cinema, jornalista, baterista de jazz e até nadador.

Minas Literária abre comemoração nacional do centenário de Fernando Sabino nesta quarta-feira
Foto: Divulgação

Comemorações seguem no dia 12 de outubro

Sabino nasceu no Dia das Crianças, e, em razão disso, o Governo do Estado e o Instituto Fernando Sabino celebrarão o dia 12 de outubro com uma série de atrações gratuitas, que prometem agradar públicos de todas as idades.

Às 10h, na Praça da Liberdade, haverá um cortejo da Charanga POP. Comandado pelo virtuoso trompetista João Vianna, o grupo musical vai tocar clássicos do pop-rock nacional e internacional, conduzindo o público até a Biblioteca Pública Estadual. Às 11h, já no equipamento do Circuito Liberdade, a Cia Conta Contos apresentará o espetáculo “O Menino Sabino”. Inspirado nas obras de Fernando e seus personagens mais marcantes, o espetáculo combina músicas, brincadeiras e muita interatividade.

Na parte da tarde, às 14h, será a vez da oficina “Sabino Menino” tomar lugar. Jacqueline Luana irá conduzir as crianças pelas brincadeiras do Fernando menino, relatadas no livro “O Menino no Espelho”, em uma celebração à literatura infantojuvenil e à magia das histórias do escritor belo-horizontino.

Logo em seguida, Mestre Amâncio apresentará “Reciclando Sabino”. O espetáculo terá intervenções do diretor Jodele Larcher — um dos mais renomados nomes da arte digital brasileira —, que fará projeções gigantes com temática em homenagem aos cem anos de Fernando Sabino.

Para os maiores, o Teatro da Biblioteca exibirá o documentário “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, de Bernardo Sabino, e mais 17 filmes curta-metragem inspirados em contos e crônicas do autor. As películas serão exibidas das 14h às 17h, também com entrada gratuita.

Serviço

Exposição “O Encontro Marcado na Hemeroteca Histórica: 100 anos de Fernando Sabino”
Período expositivo: De 11 de outubro a 17 de novembro de 2023
Horário: De segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Hemeroteca Histórica de Minas Gerais – Praça da Liberdade, nº 21, 3º Andar

Exposição “Encontro Marcado com Fernando Sabino”
Data de abertura: 11/10/2023, às 19h
Período expositivo: de 16/10 a 8/12/2023
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 18h
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Hall das Coleções Especiais – Praça da Liberdade, nº 21, 2º Andar

* Com Agência Minas.