Sicredi Liberdade inaugura agência com nova proposta em São Gonçalo do Rio Abaixo

Nova filial apresenta estrutura totalmente pensada para aproximar pessoas associadas

Sicredi Liberdade inaugura agência com nova proposta em São Gonçalo do Rio Abaixo
Inauguração aconteceu na última terça-feira (7). Foto: Sicredi

Na última terça-feira (7), a Sicredi Liberdade inaugurou sua agência na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo. O evento que aconteceu às 19h30 na rua São Manoel apresentou a nova estrutura interativa e a equipe que ficará responsável pelo atendimento no município.

A nova proposta da Sicredi tem o objetivo de romper barreiras. Sem porta giratória ou caixas, as movimentações podem ser feitas por um totem de atendimento ou pela internet. “O Sicredi é feito por pessoas para pessoas. O nosso relacionamento é muito forte. As nossas mesas foram pensadas num formato que aproxime: o associado vai estar do lado do colaborador, não na frente. São formas simples de gerar uma conexão muito verdadeira”, explicou a diretora de operações Letícia Bosque.

Em uma coletiva de imprensa durante a inauguração, a equipe fez questão de anunciar que os atendimentos por aplicativo ou WhatsApp são feitos por pessoas, sem o uso de inteligências artificiais. Outra novidade é o atendimento móvel, uma van que vai até associados e é climatizada internamente para gerar a mesma sensação de acolhimento que uma agência física pode proporcionar.

Além dessa humanização, a equipe também demonstra a intenção de orientar financeiramente a população são-gonçalense. “Hoje mesmo, nós estávamos aqui. Recebemos duas pessoas da comunidade dizendo ‘eu preciso juntar dinheiro, não sei como e preciso que vocês me ajudem’. Então, nosso objetivo é apoiar a educação financeira, porque nós não somos educados para saber lidar com isso”, relatou o diretor executivo Juliano Oliveira.

Demanda

A Sicredi está habituada a lidar com produtores rurais, mas o presidente da cooperativa Wilson Dejair dos Santos Rodrigues “Madala” afirma que a nova agência é feita para todo mundo, com propostas para pessoas físicas e jurídicas. “Nós queremos estar presentes no desenvolvimento da comunidade. Financiamos pessoas jurídicas que oferecem postos de trabalho e giram a economia. Isso fortalece a economia local”, defende.

Além disso, a Sicredi tem um Fundo Social. Segundo o presidente, a cooperativa, só neste ano, teve 130 projetos aprovados em todos os seus municípios de atuação.

Expansão

Esta é a terceira agência inaugurada em Minas Gerais. Até dezembro, mais duas serão abertas: em Barão de Cocais e Santa Bárbara. Além disso, o projeto de expansão da Sicredi Liberdade envolve municípios como Ferros, Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabém, Santa Maria de Itabira e Santo Antônio do Rio Abaixo. “São municípios que tem também uma carência de uma instituição financeira. As pessoas são atendidas em outras cidades da região”, explica o gerente da agência Odvan Silveira.

O Sicredi tem mais de 2500 agências pelo Brasil, e mais de 100 cooperativas – uma delas é a Sicredi Liberdade. O processo de expansão envolve mais 26 municípios em Minas Gerais, sendo que a inauguração em São Gonçalo do Rio Abaixo é a terceira do plano.

A Sicredi Liberdade

A cooperativa nasceu no Rio Grande do Sul, na cidade de Bagé, próxima à fronteira com Uruguai. Por isso, até a expansão para Minas Gerais, se chamava Sicredi Fronteira Sul RS. A Sicredi já está estabelecida e consolidada no Sul há 42 anos, onde atua em 11 municípios gaúchos, através de 12 agências. 

 

Em 2021, foi uma das cooperativas selecionadas a expandirem para algumas regiões de Minas Gerais. Por sua solidez, capacidade de crescimento, entre outros critérios, conquistou a região do Médio Piracicaba e parte da região do Vale do Aço, levando a proposta de expansão para votação em assembleia no ano de 2022.

Mediante aprovação em assembleia, em junho de 2022, a cooperativa deu início aos trabalhos na região mineira. Hoje, já se somam aos associados do Rio Grande do Sul, 1.290 associados mineiros.