Após água da ETA Pureza ser contaminada, Saae elabora procedimento para ressarcir itabiranos
O documento em questão também precisará ser alinhado junto à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG)
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira informou à DeFato na tarde desta terça-feira (14), que está elaborando um procedimento para ressarcir todos os clientes abastecidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza que foram impactados pela contaminação do último final de semana. O cálculo para ressarcimento ainda será definido, bem como a forma que este será feito.
O documento em questão também precisará ser alinhado junto à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG). Assim que formalizada a portaria que definirá esses aspectos, os clientes serão comunicados e ressarcidos.
Ainda segundo o Saae, o Posto de Atendimento ao Cliente também está à disposição para quem desejar abrir um requerimento. A unidade funciona temporariamente na sede do Saae, localizada na rua Senhora do Carmo, 148, bairro Pará, de segunda à quinta-feira, de 7h às 17h. E nas sextas-feira de 7h às 16h.
Para solicitar a abertura de requerimento, o cliente deve fornecer, no mínimo, os seguintes itens:
- Número do cliente ou número instalação onde ocorreu o fato (ambos disponíveis na fatura de água);
- Documentos pessoais;
- Data e horário provável da ocorrência;
- Relato do problema apresentado;
A autarquia ressalta que é importante informar também, o número de telefone celular e e-mail para recebimento de informações sobre o andamento da solicitação.
Relembre
Segundo o Saae, entre a noite de sexta-feira (10) e a manhã de sábado (11), houve um descarte irregular na rede pluvial na região do distrito industrial do município, contaminando o sistema de abastecimento da ETA Pureza, responsável por abastecer cerca de 60% dos bairros itabiranos.
Com isso, a autarquia suspendeu a captação na estação, interrompendo a distribuição de água. A seguir, foi iniciada uma inspeção técnica das redes e coleta da água em diversos locais. Além disso, foram realizadas descargas monitoradas para liberar água para a superfície. Para tal, a autarquia abriu registros em pontos específicos da rede de distribuição de água.
O Saae também informou que providenciou a limpeza dos reservatórios da ETA Pureza até que a água chegasse aos parâmetros estabelecidos pela legislação das diretrizes para o saneamento básico, o que aconteceu na noite de domingo. Cerca de 15 servidores foram envolvidos nesta força tarefa.
Porém, durante todo esse período, moradores de diversos bairros da cidade ficaram impossibilitados de consumirem água, já que o abastecimento estava interrompido e os reservatórios das residências continham a água com mau cheiro e coloração escura. Diante do desabastecimento e sem informações por parte do poder público, muitos itabiranos recorreram aos supermercados e distribuidoras de bebidas para comprar água mineral — esvaziando as prateleiras e estoques de muitos estabelecimentos. Com o incidente, moradores dos bairros afetados cobram do Saae ressarcimento pelos prejuízos e transtornos causados no período.
Após os eventos, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) decidiu abrir uma investigação preliminar contra o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Prefeitura Municipal, responsáveis pelo serviço. A administração do município alega que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza, responsável por 60% do abastecimento da cidade, foi contaminada por óleo, ocasionando a grave situação de sábado (11) e domingo (12).
A péssima qualidade da água distribuída pelo Saae a diversos bairros itabiranos nos últimos dias impactou, também, a rotina escolar da Unifei Itabira. Em comunicado enviado à comunidade acadêmica nesta segunda-feira (13), a universidade libera estudantes e servidores para atividades remotas até a próxima sexta-feira (17).