Atendimento que faz bem: HNSD investe em hospitalidade e hotelaria para levar conforto e bem-estar aos seus pacientes

Mais do que oferecer conforto, a hospitalidade envolve o atendimento ao paciente com empatia, respeito e compaixão.

Atendimento que faz bem: HNSD investe em hospitalidade e hotelaria para levar conforto e bem-estar aos seus pacientes
Foto: Jackson Faustino

Diante da grande demanda médico-hospitalar em nosso município e do grau de exigência dos clientes, é necessário criar um ambiente que ofereça conforto e bem-estar aos pacientes. Com esse entendimento, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) tem investido no desenvolvimento do seu setor de hospitalidade e hotelaria.

Mais do que oferecer conforto, a hospitalidade envolve o atendimento ao paciente com empatia, respeito e compaixão. Isso cria um ambiente acolhedor, onde as pessoas se sentem valorizadas e compreendidas, contribuindo para uma experiência mais positiva durante sua estadia e recuperação clínica.

A hotelaria hospitalar, por sua vez, concentra-se em criar um ambiente físico confortável e funcional para os pacientes. Isso inclui aspectos como a qualidade da infraestrutura, a limpeza das instalações, a oferta de alimentação de qualidade, o conforto dos leitos e a disponibilidade de comodidades que auxiliem na recuperação das pessoas.

“A hospitalidade se faz presente tanto em âmbito profissional quanto no pessoal. Já a hotelaria é voltada para o conforto, segurança e bem-estar dos clientes, sejam estes internos ou externos. Dessa forma, o cliente é centro das atenções e suas expectativas precisam ser atendidas, para que ele obtenha satisfação quanto ao serviço prestado”, explica a gerente administrativa e de suporte operacional, Nêmora Vieira.

Nêmora Vieira, gerente administrativa e de suporte operacional do HNSD. Foto: Jackson Faustino

Um tratamento atencioso e respeitoso por parte dos profissionais de saúde e da equipe de apoio não apenas melhora a satisfação do paciente, como também pode ter um impacto positivo em sua recuperação. Pacientes que se sentem cuidados e respeitados têm maior probabilidade de seguir as orientações médicas e se engajar ativamente em seu processo de tratamento.

“O HNSD caracteriza a hospitalidade como elemento importante tanto para melhoria quanto para a segurança do paciente, assim como o conforto e a qualidade na prestação da assistência, buscando sempre a satisfação dos pacientes no serviço. Uma vez satisfeito, os clientes retornam para serem atendidos na instituição”, avalia Nêmora Vieira.

Além disso, a hospitalidade e a hotelaria hospitalar são importantes não apenas para os pacientes, mas também para suas famílias. Quando os familiares se sentem bem-vindos e bem cuidados, isso reduz a ansiedade e o estresse associados à hospitalização de um ente querido. Isso melhora o suporte emocional que os pacientes recebem de suas famílias, o que, por sua vez, pode acelerar a recuperação.

 “Este processo está em implantação e em constante movimento. Ele acontece diariamente. Estamos em um momento de realização da conscientização e sensibilização para adesão dos funcionários. Um processo de resgate da sensibilidade e empatia das equipes. A hospitalidade é um trabalho que precisa ser em conjunto pois lida com sentimentos diversos durante a assistência e apoio prestados”, destaca Nêmora Vieira.

Consciente de que os processos de hospitalidade e hotelaria devem ser contínuos, o HNSD vem realizando melhorias em suas estruturas para acomodar seus clientes. As enfermarias SUS estão sendo pintadas e os seus mobiliários restaurados; também será iniciada, ainda em 2023, a reforma de dez leitos entre enfermarias e apartamentos. Outros 15 em unidade de internação de convênios foram reformados oferecendo maior conforto e acolhimento aos clientes

Além disso, há um projeto para aquisição de novas tecnologias, que vão melhorar a ergonomia e as boas práticas das equipes do hospital. Capacitações estão sendo realizadas para o aprimoramento dos conhecimentos técnicos.

“São muitos os desafios e são diários. O principal é a cultura organizacional, ao estruturar o novo serviço. É necessário padronizar processos, capacitar pessoas, monitorar e mensurar os resultados,. Tudo isso leva tempo para que as mudanças ocorram conforme o esperado”, finaliza Nêmora Vieira.

 

Hospital Nossa Senhora das Dores
Endereço: Av. João Soares Silva, 135 Penha, Itabira/MG
Telefone: (31) 3839-1405
Instagram: @hnsditabira