São Gonçalo intensifica prevenção à dengue e conscientiza a população; confira a agenda desta semana

É necessário usar telas em portas e janelas, descartar objetos em desuso e limpar periodicamente os quintais

São Gonçalo intensifica prevenção à dengue e conscientiza a população; confira a agenda desta semana
Índice de Infestação Predial (IIP) do mês de novembro apontou que São Gonçalo do Rio Abaixo está em estado de alerta. Foto: Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo

Com informações da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo

Por meio da Vigilância em Saúde (Visa), a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo vem trabalhando em ações de e prevenção combate à Dengue e na conscientização da população para a eliminação dos focos do transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti.

Essas ações estão sendo intensificadas neste mês de dezembro, após notificação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) alertando para o risco de surto ou epidemia devido a detecção do Vírus da Dengue sorotipo 3 em residente do Estado. Diante disso, é importante destacar que a possível reintrodução do DENV-3 no território, somado ao expressivo número de indivíduos suscetíveis, torna o cenário epidemiológico propício ao aumento da transmissão de dengue neste período.

Em São Gonçalo, o Índice de Infestação Predial (IIP) foi de 2,18 no mês de novembro, o que é classificado como situação de alerta. O índice é medido através da LIRAa, um levantamento para a obtenção rápida de indicadores entomológicos que permite conhecer a distribuição do Aedes aegypti.

Com isso foram intensificadas ações de prevenção e combate com as visitas aos domicílios pelos agentes de endemias, eliminação dos criadouros predominantes passíveis de remoção identificados pelo LIRAa, o tratamento de focos em situações em que os depósitos não possam ser removidos e a realização de mutirões de combate à Dengue. As ações foram reiniciadas na última semana, com limpeza de lotes, quintais entre os locais com acúmulo de entulho, lixo e possíveis criadouros do mosquito transmissor.

Prevenção

A secretaria da saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo indica o uso de telas em portas e janelas, o descarte de objetos em desuso e a limpeza periódica de quintais. Além disso, é necessário tirar a água dos pratos de plantas, colocar garrafas vazias de cabeça para baixo, tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água limpa.

Confira a programação dos mutirões de combate à Dengue nesta semana:

Hoje (13), agentes farão visitas ao bairro Guanabara das 8h30 às 16h

Amanhã (20) e sexta-feira (21), o bairro contemplado será o Vale do Sol, de 8h30 às 16:00 horas.