Natal de Jesus

“Natal, tempo de amor e perdão. Que a luz do amor de Jesus seja constante em sua vida”

Natal de Jesus
Foto: Reprodução
O conteúdo continua após o anúncio


Celebrar o Natal é celebrar o Nascimento de Jesus. Um Deus que se faz presente junto de cada um de nós. Infelizmente, no mundo de hoje, muitas vezes, Jesus está em segundo plano, pois fica ofuscado pelas luzes do consumismo, dos comes e bebes da ceia de Natal e pelo Papai Noel, que, em muitos lares, ocupam o lugar do Menino Deus.

Muitas vezes, o mundo está envolto nas trevas das guerras, nas divisões, nas discórdias, na intolerância, no ódio e na injustiça, entre outros acontecimentos. O desamor, tão presente em todos os tempos, produz dor, tristeza, desolação e morte.

Tendo como referência a proposta do Papa Francisco, na comemoração festiva dos oitocentos anos da montagem do primeiro presépio, montado por São Francisco de Assis, o mais importante dos enfeites de Natal em nossas casas é o Presépio. Este foi feito com gosto e simplicidade, dando a alegria às crianças de nele depositarem a imagem do Menino Jesus.

Em sua casa há um presépio? Você conhece o significado da palavra presépio?

O Presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele fez o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo que Jesus Cristo havia nascido.

O objetivo de São Francisco era mostrar o valor do nascimento de Jesus.

No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e aos colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.

As figuras do presépio e seu significado:

  • Os Animais: representam a natureza a serviço do homem e de Deus. No nascimento de Jesus eles deram calor ao local onde estava o Menino. Aquele espaço simbolizava a simplicidade do local onde Jesus quis nascer.
  • Os Pastores: os pastores foram os primeiros a saberem do nascimento do Salvador. Os pastores também simbolizam a humildade, pois naquele tempo a profissão de pastor era uma das menos reconhecidas.
  • O Anjo: representa o céu que celebra o nascimento de Jesus. É o mensageiro de Deus, comunicador da Boa Notícia. O anjo do presépio, normalmente, segura uma faixa com a frase: “Gloria in excelsis Deo”, que significa: Glória a Deus nas alturas.
  • A Estrela: simboliza a luz de Deus que guiou as pessoas para o encontro do Salvador e mostrou aos Reis Magos onde estava Jesus. É a indicação do caminho que se deve percorrer para encontrar o Menino Jesus.
  • Os Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar eram homens da ciência. Conheciam astronomia, medicina e matemática. Eles representam a ciência que vai até o Salvador e o reconhece como Deus. Segundo São João Paulo II, “a verdadeira ciência nos leva à fé”, pois nos revela a grandeza da criação.
  • O Ouro, o Incenso e a Mirra: são os presentes que os magos oferecem ao Menino Jesus. O ouro significa a realeza; era um presente oferecido aos reis. O incenso significa a divindade, um presente dado aos sacerdotes. Sua fumaça simboliza as orações que sobem ao céu. Dando este presente a Jesus, os magos reconhecem que o Menino é divino. E a mirra simboliza o sofrimento e a eternidade. É um presente profético: anuncia que Jesus vai sofrer, mas também que seu reinado será eterno.
  • São José: é o pai adotivo de Jesus, o homem que o assumiu como filho, que lhe deu um nome, um lar, que ensinou a Jesus uma profissão: a de carpinteiro. São José deu ao Menino Jesus a experiência de ser filho de um pai terreno.
  • Maria: é a Mãe do Menino Jesus, a escolhida para ser a mãe do Salvador. É aquela que disse ‘sim’ à vontade de Deus, e por ela a humanidade recebeu Jesus.
  • O Menino Jesus: é o Filho de Deus que Se fez homem, para dar sua vida pela humanidade. “Sendo ele de condição divina, não Se prevaleceu de Sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-Se aos homens” (Filipenses 2, 6-7).

Deixe brilhar a luz de Cristo, com atitudes luminosas coerentes com o brilho do Natal. Que seu coração seja a Manjedoura que acolhe o Menino Jesus e que Ele faça você ser melhor para testemunhar a Boa Nova do Reino, da justiça, do amor e da paz!

“Natal, tempo de amor e perdão. Que a luz do amor de Jesus seja constante em sua vida”. Desejo a você e à sua família um Natal Santificado e Feliz!

Padre Hideraldo Verissimo Vieira é pároco na Paróquia São João Batista – João XXIII, em Itabira, e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Ensino Religioso pela PUC Minas.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS