Audiências públicas para discutir as eleições municipais de 2024 começam amanhã (23)

As audiências serão realizadas de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube

Audiências públicas para discutir as eleições municipais de 2024 começam amanhã (23)
Segundo a Justiça Eleitoral, Padre Tarcízio não cumpre com o tempo mínimo de domicílio eleitoral. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preparou três audiências públicas para discutir as eleições deste ano. Nos próximos dias 23, 24 e 25 de janeiro, o TSE recebe sugestões sobre o andamento do pleito e é possível acompanhar pelo canal da Justiça Eleitoral no Youtube.

A primeira audiência, amanhã (23), vai discutir resoluções a respeito das pesquisas eleitorais; da auditoria e fiscalização dos sistemas eleitorais; e dos atos gerais do processo eleitoral.

Já no dia seguinte, 24 de janeiro, os temas serão o registro de candidatura, o Fundo Especial de Financiamento de Candidaturas e a prestação de contas.

Na quarta-feira (25), os debates serão sobre a propaganda eleitoral; as representações e reclamações; e ilícitos eleitorais.

As audiências vão ocorrer a partir das 9h no Auditório I e serão comandadas pela ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do TSE e relatora designada para as resoluções.

Tanto pessoas como instituições públicas e privadas puderam se inscrever entre 4 e 19 de janeiro para participarem da audiência. As inscrições foram feitas por meio de um formulário disponível no Portal do TSE.

As pessoas inscritas serão previamente identificadas e, quando chamadas, terão um tempo de fala de cinco minutos. A estimativa é que cada audiência dure até duas horas, tempo que poderá ser estendido a depender do andamento dos debates.