Ipatinga: operação apreende mais de duas dezenas de bicicletas de infratores no Parque Ipanema
Por questão de segurança, lei de 2004 limita o trânsito com bikes nas áreas internas do complexo de lazer
Com informações da Prefeitura de Ipatinga
No último domingo (21), a Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e da Polícia Militar, realizou a apreensão de 24 bicicletas de ciclistas que estavam transitando ilegalmente nas pistas centrais do Parque Ipanema.
A operação de rotina vem sendo feita com o objetivo de coibir o tráfego de bicicletas adultas dentro do parque fora dos horários permitidos, o que tem resultado em muitas reclamações na Ouvidoria Municipal.
Desde 2004, uma lei aprovada na Câmara de Vereadores regulamenta o uso de bikes nas pistas centrais do parque. Segundo a Lei Municipal 2076/2004, “é vedado o trânsito de bicicletas nas pistas de caminhadas das 6h às 10h e das 15h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 6h às 22h, aos sábados, domingos e feriados.
Bicicletas com aro até o tamanho 12, indicadas para crianças de dois a quatro anos, estão liberadas. Os abusos praticados pelos ciclistas no complexo de lazer atentam contra a segurança do público e são passíveis de multas. Todas as bikes apreendidas tiveram um auto de infração lavrado e foram recolhidas ao pátio da Suplan, localizado na avenida Simón Bolívar, 798, Cidade Nobre.
Somente poderão ser retiradas mediante quitação da multa de 150 Unidades Fiscais Padrões de Ipatinga (UFPI’s).
Orientação
– Respeitar a lei e observar os horários permitidos
– Observar as placas de sinalização
– Se necessário cruzar o parque, empurrar a bicicleta
– Em visita ao parque, estacionar nos locais apropriados.