Em Santa Maria de Itabira, secretário de Estado de Governo firma compromisso pelo asfaltamento da estrada de “Piçarrão”
“Eu estou consciente da necessidade da gente fazer”, disse Gustavo Valadares a respeito do asfaltamento da LMG-790
Na manhã de ontem (23), o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Gustavo Cunha Pereira Valadares, esteve em Santa Maria de Itabira, realizando uma visita ao município. Durante um encontro realizado na Fundação Francisco de Assis, o secretário demonstrou apoio ao grupo político do prefeito Reinaldo Santos – que em breve deverá indicar seu representante nas eleições municipais – e se comprometeu a tentar investimentos junto ao governo estadual para o asfaltamento da LMG-790, que liga Santa Maria à Nova Era e é conhecida como “estrada de Piçarrão”.
A intenção é de que a obra seja incluída no pacote de investimentos em infraestrutura que serão realizados através do acordo de repactuação do crime ambiental de Mariana, onde as empresas Vale e BHP deverão pagar uma indenização bilionária.
O tema surgiu após o prefeito de Santa Maria de Itabira ter feito um pedido público à Gustavo Valadares, dizendo: “Quero aproveitar essa oportunidade, secretário, para te fazer um pedido que nós já vínhamos fazendo e gostaria de reforçar: interceda por nós no asfaltamento do Piçarrão. Vai ser de grande importância, até mesmo para aumentar o fluxo, aumentar o movimento, e aumentar o ICMS do nosso município, uma vez que nós vivemos disso”.
O trecho é considerado estratégico na região, pois permite a ligação de diversos municípios vizinhos e possibilita acesso direto à BR-381. Há três anos atrás, em fevereiro de 2021, pouco tempo após as chuvas terem causado grandes estragos em Santa Maria, havia ocorrido um encontro entre 14 prefeitos dos municípios vizinhos e Gustavo Valadares, que na época era deputado estadual. “Foi uma reunião grande, com um grande número de prefeitos, que mostrou a importância da estrada. Eu mesmo já passei por ela diversas vezes para poder encurtar caminho quando eu tinha que descer daqui da nossa região para a Zona da Mata”, lembrou o secretário.
“Eu estou consciente da necessidade da gente fazer. Nós temos uma possibilidade aí que é através do acordo de Mariana (…) Nós estamos fazendo uma repactuação do acordo feito com a União, com as empresas BHP e Vale, e estamos dependendo do Governo Federal, que é quem está atrapalhando um pouco a negociação”
Ainda segundo Gustavo, já foi solicitado um encontro do governador Romeu Zema (Novo) com o presidente Lula (PT), buscando agilizar as negociações e receber as verbas que serão destinadas em obras de infraestrutura: “Tendo o dinheiro, a gente vai correr a tarde para incluir essa estrada do Piçarrão dentro das estradas que receberão investimentos pelos próximos anos”, firmou.
Municipalização da MG-120
De acordo com Gustavo Valadares, também está sendo elaborado um plano do governo de Minas Gerais, para municipalização dos trechos da MG-120 que cortam as cidades da região, como é o caso de Santa Maria de Itabira, Guanhães, São João Evangelista e outras localidades. Sem detalhar a iniciativa, Gustavo Valadares apontou que a ideia é indenizar os municípios que têm a rodovia passando por dentro das cidades, deixando a cargo da gestão municipal o que será feito com a verba, que poderá ser utilizado em melhorias na própria via, ou empregando em outras obras de infraestrutura.
Obras
Durante o encontro, Reinaldo Santos também agradeceu pelo envio de cerca de R$3,7 milhões do governo estadual ao município que serão complementados para a construção da nova ponte da cidade (a anterior foi destruída nas chuvas de 2021) e na construção de uma avenida que interligará a rua Narcisa com a Rua Israel Pinheiro. Tal obra servirá para desafogar o tráfego de veículos na avenida principal, que recebe grande fluxo de caminhões pesados, carretas e ônibus.