Saúde da Mulher: prevenção contribui para uma vida mais saudável

A médica Natália Menezes reforça a importância das mulheres, em especial as adolescentes, estarem cientes da saúde preventiva

Fundamental para evitar doenças, a promoção da saúde e a prevenção são essenciais para a garantia de uma melhor qualidade de vida. Manter hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso são alguns dos ingredientes básicos para promoção da saúde. Além desses cuidados, é recomendável acompanhamento clínico periódico em todos os ciclos de vida.

Segundo a médica de atenção primária Natália Menezes, o cuidado integral à Saúde da Mulher deve acontecer desde a infância até o envelhecimento, passando necessariamente pelo cuidado com aquelas que estão na adolescência. “As mulheres passam por diversas transformações físicas e hormonais ao longo de toda a sua vida. Mas na adolescência, vivenciam inseguranças com as transformações do corpo e a descoberta da sexualidade, o que exige cuidados específicos”, pontua.

A saúde feminina envolve muito mais que os cuidados ginecológicos, devem ser considerados, também, o bem-estar físico, mental e social. A assistência à saúde da mulher é composta de ações educativas, incentivo aos hábitos saudáveis, gestos vacinais, atenção à saúde das adolescentes, em especial com orientações sobre planejamento reprodutivo, educação sexual e o acesso a métodos contraceptivos seguros para prevenção de possíveis ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

“A vacinação de HPV é considerada a medida mais eficaz de prevenção contra a infecção e é distribuída gratuitamente pelo SUS. Atualmente, a vacina de HPV é disponível pelo SUS para as adolescentes entre 9 e 14 anos”, ressalta a médica.

Entre outras medidas preventivas importantes para as mulheres, temos ainda o exame de Papanicolau, para rastreio do câncer de colo uterino que deve ser realizado a partir dos 25 anos de idade, repetido anualmente. Caos os dois últimos resultados seguidos sejam negativos, pode-se dar intervalo e repetir a cada 3 anos. A Mamografia é outro exame recomendado pela Sociedade Brasileira de Mastologia, que orienta a realização a partir de 40 anos, e repetido anualmente.

Em relação à saúde ginecológica, as mulheres, em todas as fases da vida, devem ficar atentas. É importante que tenham um profissional de referência para acompanhar desde a adolescência até a terceira idade, cuidando das alterações hormonais e emocionais que surgem ao longo da vida.

“Prevenir é o melhor caminho para uma vida saudável e feliz”, destaca a médica Natália Menezes.

Saúde da Mulher: prevenção contribui para uma vida mais saudável
Médica Natália Menezes – Foto: Divulgação/FSFX

* Com informações da Fundação São Francisco Xavier (FSFX).