Vacinação antirrábica acontece no próximo sábado em Itabira
Objetivo da campanha é manter o controle da raiva animal no município

No próximo sábado, 27 de junho, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. A imunização acontecerá das 8h às 17h em 25 postos espalhados pelos bairros da cidade.
O objetivo da campanha é manter o controle da raiva animal no município. Segundo o coordenador de vetores da SMS, César Augusto Nunes, a meta é imunizar 13 mil cães e 1.400 gatos. Devem receber a vacina cães com idade a partir de 3 meses. Na área rural, a campanha já foi realizada.
César Nunes orienta que os proprietários levem seus gatos dentro de um saco de linhagem ou em caixa de transporte para facilitar a imunização. Cães de grande porte devem utilizar focinheira e estar acompanhados de um adulto. “Não será permitido levar a vacina para casa. A imunização deve acontecer nos postos e é muito importante que os donos dos animais os levem. Cães e gatos devem ser vacinados anualmente. A raiva animal em Itabira está erradicada, mas para que isso continue é fundamental manter este controle. A vacina é a única defesa contra a doença”.
Raiva animal
Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado. A raiva é uma doença infecciosa que afeta especialmente os animais mamíferos. Propaga-se principalmente em contato com saliva, mordedura, lambida de feridas abertas, mucosas e arranhões de animais infectados. Esta doença, se não tratada, pode levar à morte.
Confira os postos de vacinação:
-
Associação de Amigos do Bairro Amazonas
-
Cesec (de 8h às 12h) – Vila São Joaquim
-
Combem – bairro Bethânia
- Praça ao lado da Escola Estadual Madre Maria de Jesus
- Igreja Vila Amélia (de 13h às 17h)
-
Pracinha do Pará – Rua Ipoema, em frente ao Voley Burger
-
Praça Fábio Pires – Vila Paciência
-
Escola Estadual Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro (Premem)
-
PSF Água Fresca
-
PSF Amazonas
-
PSF Juca Batista
-
Praça Acrísio Alvarenga
-
PSF Eldorado
-
Associação de Amigos do Bairro Fênix
-
PSF Gabiroba de Baixo
-
PSF Gabiroba de Cima
-
PSF João XXIII
-
PSF Machado
-
PSF Major Lage
-
PSF Pedreira
-
PSF Praia
-
Secretaria Municipal de Saúde – bairro Campestre
- Venda do Ouro – bairro Pedreira





