Marcos Valadares é apresentado no Valério, projeta time ofensivo e afirma: “É uma grande oportunidade”

Na coletiva também houve o anúncio de chegada da empresa Levi Sports, responsável pela captação de recursos privados ao Valério

Marcos Valadares é apresentado no Valério, projeta time ofensivo e afirma: “É uma grande oportunidade”
Marcos Valadares junto de Renato Montak, diretor de futebol do Dragão. Foto: Guilherme Guerra/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Foi apresentado oficialmente na tarde desta quarta-feira (27), no auditório da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Itabira, o novo técnico do Valeriodoce Esporte Clube para a temporada 2024. Em sua primeira coletiva à imprensa, Marcos Valadares destacou o tamanho da oportunidade recebida, comentou sobre suas preferências de jogo e as expectativas para a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro.

“O Valério é uma equipe muito tradicional no futebol mineiro. A gente sabe que, obviamente, todos os clubes têm dificuldades e ele já passou por esse momento um pouco mais difícil. Mas pela força da camisa, pela tradição da cidade, pelo apoio dos torcedores com uma torcida apaixonada, com certeza juntos construiremos um Valério muito forte”, afirmou o treinador logo em suas primeiras palavras. 

Em sua trajetória, Valadares acumula passagens pelas categorias de base de Atlético-MG, América-MG, Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense, Vasco – onde treinou a equipe principal em cinco jogos. No entanto, esta será a primeira vez em que Marcos Valadares assume desde o início de um projeto, uma equipe profissional de futebol. Questionado sobre o que significava esse desafio pessoal e as responsabilidades envolvidas, o técnico não titubeou ao responder: “Eu me sinto bastante confortável em termos de confiança no meu próprio trabalho em relação ao futuro. Tive muitos bons resultados em todos os clubes em que trabalhei. Tenho confiança que nós construiremos no dia a dia, um trabalho muito forte, muito convincente, de muita segurança, para que todos os torcedores acreditem, como todos nós acreditamos no acesso ao Módulo I”, frisou.

Também irão compor a comissão técnica do Valério: o auxiliar técnico Gilberto Monteiro, (ex-goleiro do América-MG e que durante muitos anos foi auxiliar técnico de Ricardo Drubscky), o preparador físico Marcelo Medina (que tem passagens por Cruzeiro e categorias de base do Santos) e o preparador de goleiros Ramon Ferreira Andrade, itabirano que retorna ao VEC após uma passagem pelo Paracatu. Também é prevista a chegada de um analista de desempenho, com quem Valadares trabalhou no Vasco, mas que não teve seu nome revelado. 

Uma outra novidade na coletiva de imprensa do treinador foi o anúncio oficial da chegada da empresa Levi Sports, grupo de negócios esportivos que já está responsável pela captação de recursos privados ao VEC e que também já responde pelo setor de marketing do clube.

Foto: Guilherme Guerra/DeFato

Fala, professor!

Marcos Valadares foi apresentado ao lado do presidente João Mário de Brito, do diretor de futebol Renato Montak, além do vereador Bernardo Rosa (Avante) e do presidente do Conselho Deliberativo do VEC, Sérgio Gomes. Ao responder sobre quais seriam as suas características de jogo, o treinador disse que suas equipes sempre prezam pela vocação ofensiva, mas com equilíbrio técnico, sem esquecer de se defender. “Queremos fazer uma grande campanha no Módulo II e, novamente, colocar o clube no seu lugar. Jogar um futebol bonito, um futebol ofensivo, um futebol criativo, um futebol que a gente também alegre o torcedor de Itabira e que ele tenha felicidade em ver o seu clube jogando um grande futebol e dando, obviamente, grandes resultados para a sua camisa”.

A expectativa é que o elenco do Dragão tenha cerca de 26 atletas e inicie os trabalhos a partir do próximo dia 4 de abril, um mês e um dia antes da estreia no Módulo II, contra o Democrata de Sete Lagoas, no Estádio Israel Pinheiro, às 10h. A equipe itabirana está no Grupo A do torneio, ao lado de Aymorés (Ubá), Betim (Betim), Democrata (Sete Lagoas), Nacional (Muriaé) e Tupi (Juiz de Fora). Ao fim da coletiva, a DeFato bateu um bate-papo exclusivo com Marcos Valadares e fez alguns questionamentos ao técnico. Perguntado sobre a dificuldade do Módulo II, ele afirmou ter conhecimento da competição e completou dizendo: “Vai ser uma primeira divisão no Módulo II, com camisas importantes como o Tupi, Democrata-SL, Mamoré, URT, North e Caldense. A competição é muito forte, muito difícil.” 

“A gente acompanha bastante o futebol mineiro. Eu vivi dentro de Minas, cresci dentro do futebol mineiro, trabalhei nos grandes clubes de Minas e conheço muitos atletas que passaram pelos grandes da capital e hoje jogam no futebol do interior. Isso também é um fator muito importante.”

Foto: Guilherme Guerra/DeFato

 

Já em relação à montagem do plantel, Valadares disse estar bastante alinhado com o diretor de futebol Renato Montak, buscando atletas de qualidade para fazer um elenco qualificado. “Acho que a gente tem que mesclar. Unir a experiência de jogadores que já viveram a competição, com a juventude de jogadores que têm ambição de crescer e de buscar oportunidades.”

“Temos conversado bastante com jogadores de perfil que gostam de jogar com a bola, que são bons tecnicamente. Não gosto muito daquele perfil do jogador bruto, que entrega muita força e competitividade para o jogo, mas que não pensa tanto o jogo. Eu quero jogadores que sejam competitivos, que tenham essa gana dentro de campo, mas que tratem bem a bola e que façam um jogo vistoso, um jogo bonito”

Por fim, Marcos definiu a sua chegada ao Valério como “uma grande oportunidade” e disse que o mais importante nesta trajetória será a coragem pela busca dos objetivos. “Acho que uma palavra que não citei na coletiva, mas que espelha muito o meu trabalho, é coragem. Se a gente trabalhar com jogadores que não tenham coragem, o nosso projeto não tem possibilidade de sucesso. Estamos procurando jogadores que tenham coragem, que queiram jogar um bom futebol e que, principalmente, entreguem esse desempenho que eu acho que é mais importante.”